Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 5: O Ritual de Musgrave

Página 110

» Fomos buscar os ganchos e imediatamente nos pusemos a trabalhar para encontrar os seus restos mortais, mas nada descobrimos. Por outro lado, trouxemos à superfície um objecto da mais inesperada espécie. Era um saco de linho contendo uma grande quantidade de metal antigo, enferrujado e descolorido e diversos pedaços de seixos ou vidros opacos e sem cor. Esse estranho achado foi tudo o que pudemos retirar da lagoa e, embora ontem fizéssemos todas as pesquisas e inquéritos possíveis, não sabemos coisa alguma do destino de Raquel Howells nem do de Richard Brunton. A polícia do condado já não sabe mais que fazer e eu venho ter consigo como último recurso.»

» Pode imaginar, Watson, com que ansiedade ouvi esta extraordinária sequência de acontecimentos e como me esforcei para os juntar e descobrir uma linha comum que os ligasse a todos.

» O mordomo tinha-se ido embora. A criada também. Ela amava o mordomo, mas depois tivera motivos para o odiar. Raquel era de sangue galês, furioso e apaixonado. Ficara terrivelmente excitada logo após o desaparecimento dele. Atirou ao lago um saco que continha algumas coisas curiosas. Foram estes todos os factores que tive de tomar em consideração, e todavia nenhum deles atingia perfeitamente o âmago do assunto. Qual seria o ponto de partida dessa cadeia de acontecimentos? Aí é que estava o nó do problema.

«- Preciso de ver, Musgrave,» - disse - «aquele papel que o seu mordomo julgava valer a pena consultar, até mesmo sob o risco de perder o seu emprego.»

«- É uma coisa muito absurda esse nosso ritual» - respondeu ele. «- Todavia, tem a graça salvadora da antiguidade para o desculpar. Eu tenho aqui uma cópia das perguntas e respostas, se lhe quiser deitar os olhos.

<< Página Anterior

pág. 110 (Capítulo 5)

Página Seguinte >>

Capa do livro As memórias de Sherlock Holmes
Páginas: 274
Página atual: 110

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
O Estrela de Prata 1
A Face Amarela 33
O Escriturário da Corretagem 54
A Tragédia do Glória Scott 75
O Ritual de Musgrave 99
O Enigma de Reigate 122
O Corcunda 145
O Paciente Internado 167
O Intérprete Grego 190
O Tratado Naval 212
O Problema Final 252