Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 5: O Ritual de Musgrave

Página 120
»

» Subimos ao seu escritório e ele espalhou os restos diante de mim. Ao olhá-los compreendi que pudessem ser considerados de pouca importância, pois o metal estava quase preto e as pedras sem brilho. Esfreguei uma delas na minha manga e brilhou imediatamente como uma centelha na concha da minha mão. O metal tinha a forma de um anel duplo, mas fora muito retorcido, alterando-se assim a sua forma original.

«- Você deve recordar-se» - disse-lhe eu - «de que o partido real fez progressos em Inglaterra mesmo depois da morte do rei e, quando por fim fugiram, deixaram provavelmente muitas das suas preciosas posses sepultadas com a intenção de as virem buscar em épocas mais pacíficas.»

«- O meu antepassado Sir Ralph Musgrave era um cavalheiro e o braço direito de Carlos II» - disse o meu amigo.

«- Ah! Muito bem» - respondi. «- Suponho que agora temos realmente o último elo de que precisávamos. Devo felicitá-lo por ir entrar na posse, ainda que de maneira muito trágica, de uma relíquia de grande valor intrínseco, mas ainda de maior importância como curiosidade histórica.»

«- Qual é, então?» - perguntou com espanto.

«- Nada menos que a antiga coroa dos reis de Inglaterra.

«- A coroa?!

«- Precisamente. Considere o que diz o Ritual. Como é? 'De quem era?; De quem morreu.' Foi depois da execução de Carlos I. 'Quem a terá?; Quem vier.' Foi Carlos II, cujo advento já era previsto. Creio que não pode haver dúvida de que este diadema arruinado e já sem forma coroou um dia as frontes reais dos Stuarts.

«- E como veio aqui parar? E como ficou escondido?»

«- Oh!, esta é uma pergunta que levará algum tempo a responder» - e então expliquei toda a longa cadeia de hipóteses e de provas que tinha construído.

<< Página Anterior

pág. 120 (Capítulo 5)

Página Seguinte >>

Capa do livro As memórias de Sherlock Holmes
Páginas: 274
Página atual: 120

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
O Estrela de Prata 1
A Face Amarela 33
O Escriturário da Corretagem 54
A Tragédia do Glória Scott 75
O Ritual de Musgrave 99
O Enigma de Reigate 122
O Corcunda 145
O Paciente Internado 167
O Intérprete Grego 190
O Tratado Naval 212
O Problema Final 252