Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 9: O Intérprete Grego

Página 201
A minha próxima pergunta poderia ter esclarecido o assunto, mas nesse momento a porta abriu-se e uma mulher entrou na sala. Pelo que pude ver àquela luz, reparei que era alta e muito graciosa, de cabelos pretos e vestindo uma espécie de roupão branco e solto.

«- Harold!» - disse, numa má pronúncia de inglês. «- Eu não podia continuar lá longe. É tão solitário lá em cima só com... Oh!, meu Deus, é o Paulo!»

»Estas últimas palavras foram pronunciadas em grego e, no mesmo instante, o homem, com um esforço convulsivo, arrancou o emplastro que lhe paralisava os lábios e gritou: Sofia! Sofia! E precipitou-se para os braços da mulher. No entanto, o seu abraço durou apenas um instante, pois o mais novo agarrou na mulher e arrastou-a para fora do aposento, enquanto o mais velho subjugava facilmente a vítima macilenta, arrastando-a por outra porta. Por momentos, eu teria podido, de certo modo, conseguir um indício da casa onde me encontrava. Mas não dei um passo sequer porque, olhando para cima, vi que o mais velho permanecia de pé no vão da porta, com os olhos fixos em mim.

«- Já chega, Sr. Melas!» - disse. «- O senhor compreende que o consultámos para um negócio muito especial. Não o teríamos incomodado se um nosso amigo que fala grego e que começou estas negociações não tivesse sido forçado a regressar ao Oriente. Era absolutamente necessário descobrir alguém que tomasse o seu lugar e, por isso, ficámos satisfeitos quando ouvimos falar das suas qualidades.»

»Eu fiz-lhe uma vénia.

«- Aqui tem cinco soberanos» - disse-me. «- Penso que é suficiente. Mas lembre-se» - acrescentou, batendo-me ao de leve no peito e rindo à socapa - «de que se falar disto a alguém... a uma só alma que seja.

<< Página Anterior

pág. 201 (Capítulo 9)

Página Seguinte >>

Capa do livro As memórias de Sherlock Holmes
Páginas: 274
Página atual: 201

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
O Estrela de Prata 1
A Face Amarela 33
O Escriturário da Corretagem 54
A Tragédia do Glória Scott 75
O Ritual de Musgrave 99
O Enigma de Reigate 122
O Corcunda 145
O Paciente Internado 167
O Intérprete Grego 190
O Tratado Naval 212
O Problema Final 252