A partir dessa hora, Birdy Edwards, que bem conhecia os inimigos, compreendeu que tinham terminado os seus dias de sossego. Aqueles tinham jurado que vingariam a morte dos camaradas, com o sangue do homem que pusera termo aos seus crimes. Não se pouparam a esforços para darem cumprimento a esse juramento, reunindo dinheiro e obtendo informações. Dessa maneira, Edwards sofreu dois atentados contra a sua vida e, pressentindo que não escaparia a um terceiro, viu-se constrangido a abandonar Chicago.
Então, tomando um nome falso, fugiu para a Califórnia onde teve a infelicidade de perder Ettie, cuja morte o entristeceu durante muito tempo. Novamente, esteve quase a ser morto. Por fim, com o nome de Douglas, foi trabalhar para um canyon longínquo, onde acabou por se associar a um inglês chamado Barker, e a fazer fortuna.
Por fim, sendo avisado de que os execráveis bandidos se encontravam, uma vez mais, na sua pista, fugiu para Inglaterra. Aqui, Birdy Edwards/John Douglas casou pela segunda vez com uma bela e digna mulher, com quem viveu durante cinco anos, no Sussex. Foi então que, sendo rico proprietário, lhe sucederam os estranhos acontecimentos, já anteriormente relatados.