Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 6: LIVRO IV

Página 86
Estes, depois de tudo terem tentado, não podendo atravessar à viva força, por falta de barcos, nem às escondidas, por causa dos guardas, fingiram voltar para o seu país de morada e, apôs três dias de marcha, voltando pelo mesmo caminho fizeram numa noite com os cavalos todo este trajecto e caíram inesperadamente sobre os Menápios. Estes, informados pelos seus batedores da retirada dos Germanos, tinham voltado sem receio aos seus burgos no outro lado do Reno. Foram massacrados, os seus navios foram tomados e o rio atravessado antes que a parte dos Menápios que habitava a outra margem fosse avisada; todas as suas casas foram ocupadas e as suas provisões alimentaram as tropas durante o resto do Inverno.

V - César, instruído destes acontecimentos e temendo a pusilanimidade dos Gauleses, que estão prontos a mudar de opinião e são habitualmente ávidos de novidades, achou que não devia dirigir-se a eles. Efectivamente, tem-se o hábito, na Gália, de forçar os viajantes a parar, mesmo contra sua vontade e interrogá-los sobre tudo o que cada um deles soube ou conheceu. Nas cidades, o povo rodeia os mercadores, obriga-os a dizer de que país vêm e o que de lá souberam. É sob o efeito desses mexericos e desses boatos que muitas vezes decidem as questões mais importantes, para bem depressa se arrependerem por terem cedido a notícias incertas e a maior parte das vezes inventadas para lhes agradarem.

VI - Conhecendo este hábito, César, para não se ver perante uma guerra mais perigosa, parte para junto do exército (65) mais cedo que o habitual. Uma vez lá chegado, soube que as suas previsões se tinham realizado: muitos Estados tinham enviado embaixadas aos Germanos, convidando-os a abandonar o Reno e declarando que estavam dispostos a fornecer tudo o que pedissem.

<< Página Anterior

pág. 86 (Capítulo 6)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Guerra das Gálias
Páginas: 307
Página atual: 86

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
PREFÁCIO 1
CRONOLOGIA SUMÁRIA DA VIDA DE CÉSAR 7
LIVRO I 10
LIVRO II 47
LIVRO III 67
LIVRO IV 84
LIVRO V 105
LIVRO VI 140
LIVRO VII 167
LIVRO VIII 224
ÍNDICE HISTÓRICO E GEOGRÁFICO 256
NOTAS 299