Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
> > > Página 57

Capítulo 4: Eneias e Dido

Página 57

ENEIAS E DIDO

Ficaram todos em silêncio e, reclinando-se nos macios divãs, voltaram-se, expectantes, para Eneias. O troiano, passando assim a foco das atenções, começou a narrar a triste história do destino da sua cidade. Falou-lhes da captura do grego Sinão e do estratagema do cavalo de madeira. Os seus ouvintes encheram-se de horror e de pena quando ouviram a descrição do saque e do incêndio da florescente cidade, do assalto e da profanação dos templos e dos santuários. Mencionou a selvajaria brutal de Pirro, filho de Aquiles, e a coragem do rei Príamo. Fez desfilar todos os acontecimentos aos ouvidos dos cartagineses, terminando com a sua chegada às praias da Líbia. E já passava muito da meia-noite quando findou.

Dido, a rainha, não desviava os olhos do herói, presa ao sortilégio das r suas palavras. Várias vezes a narrativa — tão comovente que era — lhe fazia vir lágrimas aos olhos e arfar o peito. Enquanto ouvia a história, o seu amor por aquele que a contava ardia, e ardia cada vez mais profundo na sua alma. Escutava-o — lábios entreabertos e respiração suspensa — a falar moderadamente dos próprios feitos e os olhos luziam-lhe de um amor que r não conseguia esconder.

A noite, passou-a em claro a rainha, consumida pela paixão que lhe devorava o sangue e que não a deixava afastar da mente o rosto, as palavras e os gestos do herói. Quando se aproximou a aurora de açafrão, fazendo fugir do céu e da terra as sombras da noite, Dido levantou-se e dirigiu estas palavras a sua irmã Ana:

— Que noite má passei, entre insónia e pensamentos agitados! Que hóspede é este que entrou na nossa casa e tanto perturba a minha alma? Com tal rosto, tais armas e tais feitos, não posso deixar de acreditar que seja filho dos deuses. O temor dá a conhecer os animas fracos.

<< Página Anterior

pág. 57 (Capítulo 4)

Página Seguinte >>

Capa do livro Eneida
Páginas: 235
Página atual: 57

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
A Queda de Tróia 1
Partem os Troianos 20
Eneias Chega a Cartago 38
Eneias e Dido 57
Os Jogos Fúnebres 79
Eneias no Mundo das Sombras 102
Os Troianos Desembarcam na Itália 124
Eneias em Apuros 141
Os troianos são Cercados 157
A Assembleia dos Deuses 177
O Rei Latino Pede Paz 195
O Combate Final 215