Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
> > > Página 107

Capítulo 6: Eneias no Mundo das Sombras

Página 107

— A quem se referia ela? — perguntou Acates. — Que cadáver iremos enterrar?

Mas, oh! Quando chegam à praia deparam com o pobre Miseno, morto de morte indigna. Filho de Éolo, não havia outro mais valente para estimular os homens com a sua trombeta de bronze, no auge da luta. Ao lado de Heitor, travara combates que o fizeram famoso, ora usando a lança, ora soprando a corneta. Depois que Heitor fora morto por Aquiles em combate singular, Miseno unira-se a Eneias, como seu companheiro, pois não aceitaria continuar a carreira ao lado de lutador ou guerreiro de menos valor. A um brado da sua tromba, de desafio aos deuses, Tritão, lorde do mar e invejoso do mortal, mergulhara-o de surpresa nas ondas espumantes, entre os rochedos, matando-o.

Por isso, todos em volta o pranteavam com grande dor, principalmente Eneias. Mas logo se dedicaram sem demora a executar os mandados da Sibila e construíram com arvores uma elevada pira para a cremação do corpo. Estimulados por Eneias, dirigiram-se ao bosque, que ressoava ao soro das laminas dos machados, abatendo os carvalhos, os freixos, as azinheira e os pinheiros. O próprio rei troiano colaborava no abate, pranteando o sei amigo e dizendo:

— Oh! Se me aparecesse agora aquele ramo de ouro nesta grande floresta, já que a profetisa me falou tão acertadamente da morte de Miseno!

Mal pronunciara estas palavras e eis que duas pombas vieram voando do céu e se lhe pousaram à frente, na verde relva. Reconhecendo as mensageiras de sua mãe Vénus, Eneias rejubilou e falou:

— Sede minhas guias, ó pombas, se algum caminho há e levai-me pelos ares para o bosque onde está o ramo dourado. E tu, ó mãe, não me abandones nesta arriscada empresa!

<< Página Anterior

pág. 107 (Capítulo 6)

Página Seguinte >>

Capa do livro Eneida
Páginas: 235
Página atual: 107

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
A Queda de Tróia 1
Partem os Troianos 20
Eneias Chega a Cartago 38
Eneias e Dido 57
Os Jogos Fúnebres 79
Eneias no Mundo das Sombras 102
Os Troianos Desembarcam na Itália 124
Eneias em Apuros 141
Os troianos são Cercados 157
A Assembleia dos Deuses 177
O Rei Latino Pede Paz 195
O Combate Final 215