Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
> > > Página 134

Capítulo 7: Os Troianos Desembarcam na Itália

Página 134

Então o rapaz, zombando da sacerdotisa, respondeu-lhe:

— Já me chegou aos ouvidos, diferentemente do que pensas, a noticia de que uma frota troiana chegou ao Tibre. Não me julgues possuído de medo nem que a real Juno se tenha esquecido de nós. A tua velhice, ó mãe, enche-te de torpor, impede-te de ver a verdade e em vão te assoberba a preocupação. Não me apoquentes nem me tentes fazer agir segundo as tuas sinistras profecias. Trata tu de zelar pelas imagens dos deuses e conservar os seus templos e deixa que as guerras e a paz sejam feitas por aqueles que devem fazê-las.

Perante tal resposta, Alecto encheu-se de cólera e voltou ao seu aspecto sobrenatural. Quando ele acabou de falar, um tremor súbito invadiu-lhe os membros. Os olhos abriram-se-lhe desmesuradamente. Silvava já horrendamente a Fúria, as mil serpentes revoluteando na cabeça, os olhos chamejantes. Estalando o látego bradou:

— Então, tenho a mente enfraquecida pela idade? E não distingo a verdade da mentira? Ó jovem tolo, já vejo que te arrependes das tuas ousadas palavras e que gostarias de tê-las de volta à garganta. Olha, príncipe orgulhoso! Pareço alguém cuja mente apodrece com a idade? Sou demasiadamente velha para dar atenção as disputas dos reis e aos negócios dos reinos? Só sirvo mesmo para cuidar dos altares, longe dos perigos da guerra? É assim que se fala a Alecto, a mais poderosa das Fúrias, em cujas mãos estão a guerra e a morte?

Assim falando, arrojou ao príncipe um archote flamejante que se lhe cravou no peito com chamas enegrecidas de fumaça. Transido de terror e já ansioso pela guerra, Turno saltou do leito e pegou nas suas armas, ordenando aos seus capitães que formassem as tropas e marchassem para o Lácio.

<< Página Anterior

pág. 134 (Capítulo 7)

Página Seguinte >>

Capa do livro Eneida
Páginas: 235
Página atual: 134

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
A Queda de Tróia 1
Partem os Troianos 20
Eneias Chega a Cartago 38
Eneias e Dido 57
Os Jogos Fúnebres 79
Eneias no Mundo das Sombras 102
Os Troianos Desembarcam na Itália 124
Eneias em Apuros 141
Os troianos são Cercados 157
A Assembleia dos Deuses 177
O Rei Latino Pede Paz 195
O Combate Final 215