Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
> > > Página 149

Capítulo 8: Eneias em Apuros

Página 149

Deu-lhes leis e governou-os durante muitos séculos como rei, em paz serena. Com o tempo, entretanto, a região voltou a regredir, passando a imperar o furor e a ambição. De Ausónia e da Sicília chegaram tropas e estas terras mudaram de nome e de dono muitas vezes. Finalmente, aqui cheguei eu, expulso da minha pátria e seguindo pelos caminhos do mar. Apoio, o deus dos oráculos, e os conselhos de minha mãe, a ninfa Carmenta, aqui me conduziram.

Mostrou então a Eneias o altar e a porta a que hoje chamam Carmental em honra à deidade mãe do rei Evandro e muitos outros lugares hoje importantes e conhecidos de todos. Chegaram a um bosque e Evandro falou

— Um deus, não se sabe ao certo qual, habita esta floresta e esta colina de cume cheio de árvores. Os árcades acreditam ter visto várias vezes Júpiter em pessoa quando agitava o escudo na mão direita, convocando as nuvens da tempestade. Olha para aquelas duas cidades destruídas: as muralhas por terra, as ruínas dos edifícios e os monumentos atestam o grau de civilização dos homens de passado longínquo. Uma dessas fortalezas foi levantada pelo deus Jano e a outra pelo próprio Saturno. E por isso se chamam Janiculo e Satúrnia.

Conversando, tinham chegado à habitação modesta do rei. Por toda a parte os rebanhos recolhiam aos currais.

— Estas mesmas portas — disse o rei — viram passar o poderoso Hércules, curvando a sua alta cabeça, quando eu era apenas um rapazola. Esforça-te, ó meu hóspede, por desprezar as riquezas e entra sem desdém pela minha pobreza.

Levou então o rei troiano, por essa altura já fatigado dos acontecimento tos do dia, até ao seu coxim macio, coberto de folhas e de pele de urso da Líbia.

<< Página Anterior

pág. 149 (Capítulo 8)

Página Seguinte >>

Capa do livro Eneida
Páginas: 235
Página atual: 149

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
A Queda de Tróia 1
Partem os Troianos 20
Eneias Chega a Cartago 38
Eneias e Dido 57
Os Jogos Fúnebres 79
Eneias no Mundo das Sombras 102
Os Troianos Desembarcam na Itália 124
Eneias em Apuros 141
Os troianos são Cercados 157
A Assembleia dos Deuses 177
O Rei Latino Pede Paz 195
O Combate Final 215