Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
> > > Página 173

Capítulo 9: Os troianos são Cercados

Página 173

Lançando-se para baixo, o glorioso deus apresentou-se a Ascânio sob a figura do velho Butes, antigo escudeiro de Anquises, e agora aio do jovem. Em tudo era agora Apolo semelhante ao ancião: na voz, nos gostos, nos cabelos brancos e até na armadura barulhenta. E disse:

— Filho de Eneias, que te seja bastante o ter prostrado aquele formidando guerreiro rótulo com uma seta. O grande Apolo concedeu-te esta primeira glória e não tem inveja da tua destreza. Ainda é cedo para tomares parte na guerra, ó criança!

Assim falou Apolo e logo se afastou dos olhos dos mortais, dissolvendo-se na brisa. Os chefes dardanios, porém, aperceberam-se pelo retinir do carcás cheio de setas douradas que o grande deus estivera entre eles e foram unânimes em proibir Ascânio de combater. Voltaram então aos seus postos, onde continuavam os ardores da batalha cruel.

A gritaria levantava-se por todas as muralhas e pelos baluartes. Retesavam-se os arcos, trabalhavam as correias, choviam os dardos cobrindo o solo e chocavam-se os capacetes e os escudos convexos. O combate era furioso como quando a chuva açoita os prados ou as nuvens fazem chover saraiva sobre os mares, ou quando Neptuno, irado, solta os ventos em aquosa tempestade e rasga no céu as nuvens cavernosas.

Pandaro e Bítias, filhos de Alcanor, Ideu, a quem a silvestre Iera educara nos bosques sagrados de Júpiter, eram dois moços fortes como os abetos e firmes como os montes da sua pátria. Confiando nas armas, abriram a porta que lhes estava confiada por ordem dos chefes e, de moto próprio, desafiavam o inimigo a entrar nos muros. Plantados do lado de dentro, à direita e à esquerda, pareciam duas torres de ferro, com os capacetes de plumas refulgindo nas altas cabeças, tais como dois carvalhos gigantes nas margens do rio Pó. Assim que viram a entrada que lhes era oferecida, precipitaram-se os rótulos, mas logo fugiram, chefes e soldadesca, perdendo muitos a vida ali no limiar das trincheiras.

<< Página Anterior

pág. 173 (Capítulo 9)

Página Seguinte >>

Capa do livro Eneida
Páginas: 235
Página atual: 173

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
A Queda de Tróia 1
Partem os Troianos 20
Eneias Chega a Cartago 38
Eneias e Dido 57
Os Jogos Fúnebres 79
Eneias no Mundo das Sombras 102
Os Troianos Desembarcam na Itália 124
Eneias em Apuros 141
Os troianos são Cercados 157
A Assembleia dos Deuses 177
O Rei Latino Pede Paz 195
O Combate Final 215