Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
> > > Página 174

Capítulo 9: Os troianos são Cercados

Página 174

Redobrando o animo, já se animavam os troianos a pequenas surtidas, indo combater o inimigo fora das muralhas. Chegou então a Turno, que em outra parte levava o terror e a mortandade aos defensores, a notícia de que os troianos, de portas abertas, já começavam a oferecer combate em campo raso. Excitado, em cólera violenta, para lá se dirigiu o chefe rótulo. Prostrou, de imediato, Antífates com uma seta certeira, fazendo-a penetrar por uma grande ferida no estômago, donde saiu uma golfada de sangue espumoso. A sua espada estendeu Méropo, Erimante e muitos outros por terra. Também fez cair Bítias, um dos irmãos sentinelas não com uma seta, mas com uma lança, que, sibilando a velocidade imensa, atravessou duas couraças de couro e muitas chapas de metal dourado. Os seus enormes membros caíram prostrados e o grande escudo retiniu sobre ele na queda que fez tremer o chão.

Marte, deus omnipotente da guerra, introduziu assim nos latinos brio e forças, enquanto aos troianos enchia de negro terror. De todos os lados acudiram os rótulos, pois ali lhes era dada ocasião de combater de igual para igual. Pandaro, no entanto, vendo o corpo do irmão estendido e sentindo a fortuna adversa, empurrou a porta com força, fechando-a novamente. Muitos troianos tinham ficado, todavia, do lado de fora dos muros, no combate aceso. No meio do roldão dos que se precipitaram à última hora para dentro da protecção da fortaleza, vinha o rei rótulo qual tigre cruel que é trazido para o meio do rebanho inerme.

Logo lhe relampejou nos olhos uma sinistra luz e as suas armas retiniam com hórrido som, enquanto o penacho sanguíneo tremia e a bocarra do capacete soltava brilhantes fulgores. Subitamente, os companheiros de Eneias reconheceram o seu rosto odioso e os seus enormes membros. Precipitou-se então o gigantesco Pandaro e, ardendo em cólera pela recente morte do irmão, disse:

— Este não é o palácio de Amata prometido como dote. Estás num acampamento inimigo. Não tens poder para sair daqui.

<< Página Anterior

pág. 174 (Capítulo 9)

Página Seguinte >>

Capa do livro Eneida
Páginas: 235
Página atual: 174

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
A Queda de Tróia 1
Partem os Troianos 20
Eneias Chega a Cartago 38
Eneias e Dido 57
Os Jogos Fúnebres 79
Eneias no Mundo das Sombras 102
Os Troianos Desembarcam na Itália 124
Eneias em Apuros 141
Os troianos são Cercados 157
A Assembleia dos Deuses 177
O Rei Latino Pede Paz 195
O Combate Final 215