Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
> > > Página 186

Capítulo 10: A Assembleia dos Deuses

Página 186

Arrancou então o enorme boldrié do vencido, cujo corpo foi então retirado pelos companheiros.

Ó mente dos homens, ignorante do destino e do futuro, que não se curva com humildade e não afoga o orgulho, quando a Fortuna o favorece. Chegaria para Turno o dia em que ele desejaria, com toda a força da sua alma, ter aprisionado Palas com vida para obter um vultoso resgate, em vez de lhe pisotear o cadáver e se apossar dos seus ricos despojos.

Seguia o grupo, transportando o corpo do jovem estendido sobre o próprio escudo. Ó tu, que vais regressar a teu pai, cheio de tristeza e também de orgulho! O primeiro dia de batalha foi para ti também o último, mas morreste como herói e deixaste o campo juncado de corpos inimigos!

A Eneias chegou então a noticia da morte de Palas e que Turno, senhor da situação, ameaçava seriamente as tropas árcades naquele local. Como louco, lançou-se então para o combate, abrindo com a sua espada enormes claros nas fileiras inimigas. Mas o seu objectivo era Turno, que não conseguia encontrar. Via as plumas vermelhas do capacete do rótulo a flutuar ao longe, num vislumbre confuso, mas, antes de se aproximar, capturou como prisioneiros quatro filhos de Sulmona e outros tantos filhos de Ufente, que pretendia sacrificar aos manás sagrados, por ocasião do funeral de Palas. Lançou o veloz dardo contra Magão, mas tendo este, baixando-se, desviado o golpe, Eneias investiu para ele, de espada em riste. Apavorado, o homem abraçou-se aos joelhos do herói troiano suplicando:

— Pelas cinzas de teu pai, pelas esperanças de Iulo que se faz homem, eu te peço que me conserves a vida. Perdoa ao filho e perdoa ao pai. Tenho um magnifico palácio onde estão escondidos muitos talentos de prata lavrada, como também uma grande quantidade de ouro bruto e trabalhado. Uma só vida poupada não influirá nos destinos dos troianos.

<< Página Anterior

pág. 186 (Capítulo 10)

Página Seguinte >>

Capa do livro Eneida
Páginas: 235
Página atual: 186

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
A Queda de Tróia 1
Partem os Troianos 20
Eneias Chega a Cartago 38
Eneias e Dido 57
Os Jogos Fúnebres 79
Eneias no Mundo das Sombras 102
Os Troianos Desembarcam na Itália 124
Eneias em Apuros 141
Os troianos são Cercados 157
A Assembleia dos Deuses 177
O Rei Latino Pede Paz 195
O Combate Final 215