Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
> > > Página 185

Capítulo 10: A Assembleia dos Deuses

Página 185

No alto Olimpo, Hércules ouviu a prece e uma lágrima sentida desceu-lhe dos olhos, ao mesmo tempo que as suas feições se entristeciam. Consolou-o então Júpiter com estas palavras amigas:

— Para cada um as Parcas determinaram o último dia. A duração da vida é para todos curta e irrevogável. Mas a fama é eterna e pode prolongar-se até o final dos tempos. Os feitos gloriosos de um mortal viverão muito além das vidas de homens ainda nem nascidos, pois tal é a recompensa do valor. Mesmo filhos de deuses calcam ao lado das muralhas de Tróia. Sim, até mesmo meu filho Sarpédon lá sucumbiu. Também a Turno já chamam os destinos e os seus dias estão contados.

E o grande deus todo-poderoso desviou, pesaroso, os olhos do acampamento rótulo.

Mas já Palas lançara a sua lança com toda a força e de imediato desembainhara a refulgente espada. O pesado dardo perfurou o bordo do escudo de Turno e, atravessando a sua cota de malha no ombro, fez-lhe um ferimento ligeiro na pele. Após sopesar a sua arma durante algum tempo, o rótulo arremessou-a contra o jovem árcade. Era um chuço potentíssimo, de madeira de carvalho e de afiada ponta de ferro. Ainda não morrera nos ares o brado vingativo — De se o meu ferro penetra melhor — e já a lança alcançava o escudo de Palas e, penetrando através das suas muitas laminas de ferro, e outras tantas de bronze, além das várias peles de touro que o envolviam, rompeu a resistência da couraça e o peito heróico do infeliz jovem. Em vão arrancou este da ferida o ferro ainda quente, pois por ela jorrou o sangue e se lhe escapou também a vida. Caiu ferido, o escudo retinindo. A boca espumante de sangue mordia a terra hostil. De pé sobre o cadáver, bradou Turno:

— Arcades, lembrai-vos das minhas palavras e transmiti-as a Evandro. Remeto-lhe novamente Palas, que me foi enviado. Eu lhe concedo a honra de um túmulo, se tal coisa pode constituir consolação para um pai. Não lhe custará pouco a hospitalidade que deu a Eneias.

<< Página Anterior

pág. 185 (Capítulo 10)

Página Seguinte >>

Capa do livro Eneida
Páginas: 235
Página atual: 185

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
A Queda de Tróia 1
Partem os Troianos 20
Eneias Chega a Cartago 38
Eneias e Dido 57
Os Jogos Fúnebres 79
Eneias no Mundo das Sombras 102
Os Troianos Desembarcam na Itália 124
Eneias em Apuros 141
Os troianos são Cercados 157
A Assembleia dos Deuses 177
O Rei Latino Pede Paz 195
O Combate Final 215