Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
> > > Página 210

Capítulo 11: O Rei Latino Pede Paz

Página 210

Vendo que não poderia escapar, recorreu à astúcia, dizendo:

— Que grande façanha é esta é para ti, que és mulher, se usas o cavalo? Apeia e dispõe-te para o combate a pé. Logo saberás de quem é a vantagem.

Enfurecida com o desdém do troiano, Camila desceu do animal, entregando-o a uma companheira e, de pé no solo, impávida nas suas armas e escudo refulgente, desembainhou a espada. Julgando tê-la ludibriado, o guerreiro, sem sequer se apear, torceu as rédeas do corcel, esporeou-o e disparou em aterrada fuga.

— Ó ligúrio traidor, em vão tentas a astúcia contra o valor maior. Nem mesmo a fraude te salvará!

Assim gritando, Camila avançou velocíssima pela planície no encalço do cavaleiro, ultrapassando-o. Postou-se na frente do animal e, segurando-lhe as rédeas; atacou o ligúrio, prostrando-o morto com tanta facilidade e rapidez como o falcão que se lança do alto rochedo sobre a pomba perdida nas nuvens e lhe segura o corpo e rasga a carne com as garras aduncas, fazendo cair o sangue e as penas pela atmosfera.

Enquanto isso, Júpiter observava o combate do alto Olimpo, o cenho carregado e o animo aborrecido, pois a ajuda de Diana fazia perigar os seus desígnios. Instigou, por isso, em Tarção, líder etrusco, uma força de dez homens e uma coragem de vinte leões. O chefe, assim estimulado, galopou para o local onde as suas tropas fraquejavam e bradou:

— Ó tirrenos, almas sem brio! Ó sempre fracos, que medo e que cobardia tão grande se apoderou de vossos corações? Uma simples mulher põe-vos em debandada e derrota os nossos batalhões! Para que então, essas espadas e lanças nas vossas mãos? Nunca os vi recuar quando se trata de amores, de dança, de música ou de taças cheias de vinho até a borda!

Gritando, esporeou o cavalo na direcção de onde o combate era mais aceso. Avistou Vénulo e arremeteu sobre ele, arrebatando-o da sela e prosseguiu no galope prendendo o adversário contra o peito.

<< Página Anterior

pág. 210 (Capítulo 11)

Página Seguinte >>

Capa do livro Eneida
Páginas: 235
Página atual: 210

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
A Queda de Tróia 1
Partem os Troianos 20
Eneias Chega a Cartago 38
Eneias e Dido 57
Os Jogos Fúnebres 79
Eneias no Mundo das Sombras 102
Os Troianos Desembarcam na Itália 124
Eneias em Apuros 141
Os troianos são Cercados 157
A Assembleia dos Deuses 177
O Rei Latino Pede Paz 195
O Combate Final 215