Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
> > > Página 217

Capítulo 12: O Combate Final

Página 217

O seu coração entusiasmava-se mais ainda pelo combate e assim respondeu a Amata:

— Não sigas, ó mãe, eu te peço, não sigas com lágrimas e maus agouros a quem parte para as lides de Marte, pois nem a Turno é permitido adiar o dia da própria morte. Leva, pois, Ídmon, esta mensagem ao rei troiano: logo que arroxear a aurora da manhã, trazida pelas suas rodas purpúreas, não traga ele as suas tropas contra as minhas, porque acho preferível decidir a guerra só com o nosso sangue; A mão de Lavinia ficará para quem for vencedor no campo de batalha.

Retornou então ao seu palácio e mandou que preparassem o carro de guerra. Alegrava-se vendo, à sua frente, Prementes, os animais, m As brancos que a neve e mais rápidos que o vento. Pressurosos, os condutores continham-nos, acariciando-lhes o peito e penteando-lhes as crinas. O próprio Turno envergou a couraça reluzente de ouro e bronze, ajustando-a bem ao corpo, para que não lhe estorvasse as mãos que manejariam a espada e o escudo. À cabeça ajustou o capacete de penas rubros. A sua espada era trabalho de Vulcano, que a fizera para Dauno, pai do príncipe. O próprio rei das forjas eternas a mergulhará candente no Estige negro. Segurou a potentíssima lança, despojo arrebatado a um inimigo, e, fazendo movimentos com a arma no ar, exclamou:

— Ó dardo, amigo antigo e fiel, tu que nunca frustraste os meus votos, é chegado o dia que de ti mais necessitarei. Antes, o valente Actor e agora Turno empunha-te. Concede que eu derrube o corpo e rasgue com o braço vigoroso a couraça arrancada ao troiano efeminado! Permite que a poeira lhe manche os cabelos frisados com ferro aquecido e perfumados com mirra.

Do seu rosto inflamado e enfurecido brotavam chamas de ódio, enquanto o ar vibrava com os seus velozes golpes. Até a barba parecia eriçar-se-lhe.

Nesse ínterim, o mensageiro chegara ao acampamento troiano e o arauto com a trombeta de bronze fizera chegar aos ouvidos de Eneias a proposta e a proclamação dos termos da paz.

<< Página Anterior

pág. 217 (Capítulo 12)

Página Seguinte >>

Capa do livro Eneida
Páginas: 235
Página atual: 217

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
A Queda de Tróia 1
Partem os Troianos 20
Eneias Chega a Cartago 38
Eneias e Dido 57
Os Jogos Fúnebres 79
Eneias no Mundo das Sombras 102
Os Troianos Desembarcam na Itália 124
Eneias em Apuros 141
Os troianos são Cercados 157
A Assembleia dos Deuses 177
O Rei Latino Pede Paz 195
O Combate Final 215