Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
> > > Página 24

Capítulo 2: Partem os Troianos

Página 24

Apolo não te aconselhou estes litorais de Creta, mas sim um lugar que os gregos cognominaram de Hespéria, terra antiga, famosa pelas armas e pela fecundidade do solo. Foi há muitos anos habitada pelos homens de Enótria, mas chama-se agora Itália, do nome do seu chefe. De lá veio Dárdano e o pai lásio, donde provem a nossa família. É lá que fundarás o teu reino, pois Júpiter te negou os campos de Creta. Agora vai, leva alegre essa mensagem a teu pai e parte para a Itália, para a cidade de Corinto.

Atónito com a visão e a voz dos deuses, Eneias acordou com um suor frio a percorrer-lhe o corpo. Nem lhe parecia sonho, tal a nitidez dos semblantes, dos cabelos e dos corpos. Estendeu as mãos para os céus e derramou ricas oferendas sobre o fogo sagrado. Jubiloso e já calmo depois dá ter oferecido o sacrifício aos deuses, dirigiu-se a Anquises e narrou-lhe o facto. Reconheceu seu pai que se tinha enganado, pois que agora se lembrava serem os troianos descendentes de duplo tronco de linhagem. E disse:

— Ó filho, Cassandra foi a única pessoa que me contou tais coisas, mas na ocasião não lhe dei ouvidos. Referiu-se também à Hespéria e aos reinos de Itália. Mas quem acreditaria que os troianos algum dia haveriam de navegar para tão longe? E quem acreditaria em Cassandra? Obedeçamos a Apolo e sigamos, pois, nosso destino.

Satisfeitos, prepararam-se todos para a partida e abandonaram de novo os seus lares. Alguns troianos ficaram em Creta, enquanto a esquadra se perdia ao longe no horizonte, velas enfunadas ao vento.

Já no mar alto, sem terra à vista, o céu escureceu-se de nuvens e veio a escuridão, a chuva e a procela. Os ventos revolviam as águas e ondas gigantescas embatiam nos barcos, alçando-os nas alturas e atirando-os para os fundos abismos. As nuvens ocultaram o dia, os relâmpagos brilhavam. A frota de Eneias perdeu então o rumo e errava sem destino no mar negro. O próprio piloto Palinuro declarou que não distinguia mais o dia da noite e que estava perdido.

<< Página Anterior

pág. 24 (Capítulo 2)

Página Seguinte >>

Capa do livro Eneida
Páginas: 235
Página atual: 24

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
A Queda de Tróia 1
Partem os Troianos 20
Eneias Chega a Cartago 38
Eneias e Dido 57
Os Jogos Fúnebres 79
Eneias no Mundo das Sombras 102
Os Troianos Desembarcam na Itália 124
Eneias em Apuros 141
Os troianos são Cercados 157
A Assembleia dos Deuses 177
O Rei Latino Pede Paz 195
O Combate Final 215