Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
> > > Página 64

Capítulo 4: Eneias e Dido

Página 64

Já a voar, viu as cristas e as vertentes escarpadas do granítico Adas, cuja cabeça sustenta o céu e está cercada de nuvens negras. O vento e a chuva castigam-lhe as faces, correm rios pelo seu queixo enrugado e a sua barba hirsuta está eriçada de gelo. Como o seu avô materno o fizera pela primeira vez, também Mercúrio parou por uns momentos no monte alto e a seguir atirou-se dos céus para baixo, qual o pássaro que tenta apanhar o peixe, aterrando nas costas arenosas da Líbia.

Lá viu Eneias, que auxiliava os cartagineses na erecção das muralhas e na construção dos edifícios. A sua espada, marchetada de jaspe dourado, reluzia, e o seu manto, pendente dos ombros, brilhava com a púrpura de Tiro. Eram dádivas ricas da riquíssima Dido. Chegando a ele, disse-lhe o deus-mensageiro:

— Vejo que tu, aqui e agora, lanças os fundamentos da grande Cartago e, preso pelos laços do matrimónio a bela mulher, constróis uma cidade. Ai de ti, esquecido do teu reino e das tuas coisas! O próprio rei do Olimpo, que move com sua vontade os céus e as terras, me envia a ti e me manda trazer essas ordens pelos ares. Que pensas tu? Que esperas, gastando aqui a tua mocidade, ocioso, pelas terras da Líbia? Se não te importa a glória que te espera, se não te estimulam os esforços para obtê-la, pensa ao menos no teu filho e no que Ihe deixarás de dar se aqui permaneceres. Ele cresce e a ele estão destinados as terras da Itália e o reino romano.

Assim falando, Mercúrio abandonou a sua forma humana, e desapareceu num ténue vapor.

Aterrado com a visão divina, Eneias emudeceu, e os cabelos eriçaram-se-lhe. Surgiu-lhe um desejo imenso de deixar aquelas terras aprazíveis e obedecer à vontade dos deuses. Mas que fazer? Como poderia ele dirigir-se à rainha, ofuscada de paixão? Como começaria a falar-lhe? E a sua mente confusa passava de uma resolução a outra e não conseguiu decidir-se durante algum tempo. Finalmente, anteviu uma solução.

<< Página Anterior

pág. 64 (Capítulo 4)

Página Seguinte >>

Capa do livro Eneida
Páginas: 235
Página atual: 64

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
A Queda de Tróia 1
Partem os Troianos 20
Eneias Chega a Cartago 38
Eneias e Dido 57
Os Jogos Fúnebres 79
Eneias no Mundo das Sombras 102
Os Troianos Desembarcam na Itália 124
Eneias em Apuros 141
Os troianos são Cercados 157
A Assembleia dos Deuses 177
O Rei Latino Pede Paz 195
O Combate Final 215