Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
> > > Página 86

Capítulo 5: Os Jogos Fúnebres

Página 86

Com Eneias à frente, dirigiram-se então todos a um campo coberto de relva, cercado de bosques e outeiros por todos os lados. No meio do campo havia um lugar já preparado para onde se encaminhou o tirano. Sentando-se, anunciou os prémios para a disputa seguinte, a corrida rasa, estimulando os ânimos dos que quisessem competir. Apresentaram-se vários troianos e sicilianos. Niso e Eunalo foram os primeiros, este último famoso pela sua beleza e juventude e ao outro ligado por grande amizade. Seguiram-se-lhes o real Diores, da egrégia estirpe de Príamo, Sálio e Pátron e mais dois mancebos da Sicília, Hélimo e Panope, habituados às florestas e companheiros do velho Acestes. Além desses, muitos outros de menor categoria se apresentaram a Eneias, que assim lhes falou:

— Ouvi estas minhas palavras e alegrai-vos. Nenhum de vós deixará de ser premiado por mim. Poderão conquistar dois dardos resplandecentes de ferro, fabricados em Creta, e uma machadinha esmaltada de prata. Esse galardão será para todos. Os três primeiros, receberão, além dos prémios, coroas de louro. O primeiro levará um cavalo ricamente ajaezado, o segundo uma aliava das Amazonas cheia de setas da Trácia, com largo cinto de ouro e com uma fivela em que rebrilham pedras preciosas. Quanto ao terceiro, o prémio será um capacete grego.

Ditas essas palavras, os contenderes tomaram posicao e, ao sinal conhecido, partiram rápidos e deixaram para trás o ponto de partida, espalhando-se no terreno à semelhança de gotas de chuva, olhos fitos na chegada. Niso partiu na frente e corria mais veloz que as asas do raio ou que o vento, com Sálio nos calcanhares. Em terceiro, vinha Euríalo, depois Hélimo e, a par deste, Diores, os ombros roçando-se. Já cansados, aproximavam-se da chegada, quando o infeliz Niso escorregou nuns restos de entranhas de reses sacrificadas sobre a relva, caindo prostrado na lama e no sangue. Não esquecendo, no entanto, a sua amizade por Eunalo, atravessou-se diante de Sálio, fazendo-o tropeçar e estatelar-se na areia grossa. Aproveitando a oportunidade, lançou-se Euríalo pela brecha e, sob os aplausos e murmúrios lisonjeiros da multidão, terminou em primeiro.

<< Página Anterior

pág. 86 (Capítulo 5)

Página Seguinte >>

Capa do livro Eneida
Páginas: 235
Página atual: 86

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
A Queda de Tróia 1
Partem os Troianos 20
Eneias Chega a Cartago 38
Eneias e Dido 57
Os Jogos Fúnebres 79
Eneias no Mundo das Sombras 102
Os Troianos Desembarcam na Itália 124
Eneias em Apuros 141
Os troianos são Cercados 157
A Assembleia dos Deuses 177
O Rei Latino Pede Paz 195
O Combate Final 215