Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
> > > Página 89

Capítulo 5: Os Jogos Fúnebres

Página 89

Em seguida, lançou na arena um par de grandes luvas de áspero couro de boi usadas antigamente pelo próprio Érice. A multidão pasmou ante o seu enorme tamanho e os botões de ferro e chumbo que as adornavam. O arrogante Darete recuou, espantado, recusando o combate, enquanto Eneias pegava nas luvas e as examinava detidamente. Falou então o velho Entelo:

— Eneias, meu senhor, o teu irmão Érice deixou-me essas luvas como herança. Ainda se podem ver as manchas de sangue no couro. Com elas lutou contra o poderoso Hércules e morreu. Eu mesmo já as usei em muitas lutas, quando o sangue me pulsava rápido nas veias, antes que a idade, espezinhando a juventude, tivesse encanecido a minha cabeça com cinquenta Invernos. Mas se achas grandes e amedrontadoras essas luvas, havias então de ver aquelas com que lutava o invencível Hércules! Ah, essas, sim, eram maravilhosas. Mas se tu, Darete, não ousas enfrentar essas luvas sicilianas, lutemos, desde que assim o aprovem o príncipe Eneias e Acestes, com luvas de igual peso. Terás assim oportunidade de provar a verdade da tua arrogância.

Assim falando, despiu a túnica e, encaminhando-se para o centro da arena, lá parou como um autêntico gigante e, apesar dos muitos anos que tinha, ostentando uma poderosa massa de músculos.

Eneias mandou então vir luvas de igual peso e com elas revestiu as mãos dos dois lutadores. Estes, já prontos, aprumaram-se na ponta dos pés e defrontaram-se, atentos e ousados. Por algum tempo lutaram, atirando aqui e ali um golpe, estudando a reacção do outro e esquivando-se das respostas prontas. Darete era melhor no jogo de pernas e confiante na sua mocidade. Entelo tinha membros poderosos e um corpo gigantesco, mas os seus movimentos eram mais lentos, os joelhos mais trémulos e a respiração mais ofegante. Houve uma violenta troca de golpes no peito, nas Grelhas, na cabeça e nos queixas. Entelo era um rochedo firme, quase imóvel, desviando-se apenas, de olhos vigilantes, dos punhos do adversário. Darete parecia um grupo de máquinas de guerra a atacar uma cidade.

<< Página Anterior

pág. 89 (Capítulo 5)

Página Seguinte >>

Capa do livro Eneida
Páginas: 235
Página atual: 89

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
A Queda de Tróia 1
Partem os Troianos 20
Eneias Chega a Cartago 38
Eneias e Dido 57
Os Jogos Fúnebres 79
Eneias no Mundo das Sombras 102
Os Troianos Desembarcam na Itália 124
Eneias em Apuros 141
Os troianos são Cercados 157
A Assembleia dos Deuses 177
O Rei Latino Pede Paz 195
O Combate Final 215