Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
> > > Página 88

Capítulo 5: Os Jogos Fúnebres

Página 88

Adiantou-se Darete, gigantesco de estatura, com as poderosas espáduas, os braços musculosos e as coxas potentes. Lutador famoso em toda parte, fora ele quem, durante os jogos do funeral de Heitor, derrubara o grande i campeão Butes, deixando-o agonizante no solo. Agora, diante de Eneias, alçava a cabeça orgulhosa e, passeando os olhos desafiadores em redor, fazia zunir o ar com poderosíssimos socos. Mas ninguém se apresentava para o combate, tão grande era o medo que tinham dos seus músculos de aço. Contente com a recusa dos contenderes em se apresentarem na arena, dirigiu-se a Eneias e, segurando o novilho oferecido como prémio, por um chifre, declarou:

— Ó filho de Vénus, se ninguém ousa entregar-se ao combate, para que serve estar eu aqui à espera? Manda trazer os prémios.

Todos aplaudiam e gritavam pedindo que lhe fossem dados os presentes. O severo Acestes censurou Entelo, sentado na relva a seu lado, com estas palavras:

— Ó Entelo, tu que foste outrora o mais forte dos heróis, consentirás agora que sejam levados tão cobiçados prémios, sem que se trave qualquer combate? Onde estão as artes da luta que te ensinou o divino Érice? Onde está a tua fama conhecida em toda a Sicília? Que representam os despojos pendentes das paredes da tua casa?

Ao que Entelo respondeu:

— Nem o louvor nem a glória se afastaram de mim repelidos pelo medo, nem é este que me impede agora de responder ao desafio do homem, mas sim o sangue já mais frio da idade madura e as forças já gastas com o passar dos anos. Tivesse eu aquela mocidade de outrora, na qual esse blasonador exulta confiante, e grande prazer teria em enfrentá-lo, embora pouco importância dê a prémios.

<< Página Anterior

pág. 88 (Capítulo 5)

Página Seguinte >>

Capa do livro Eneida
Páginas: 235
Página atual: 88

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
A Queda de Tróia 1
Partem os Troianos 20
Eneias Chega a Cartago 38
Eneias e Dido 57
Os Jogos Fúnebres 79
Eneias no Mundo das Sombras 102
Os Troianos Desembarcam na Itália 124
Eneias em Apuros 141
Os troianos são Cercados 157
A Assembleia dos Deuses 177
O Rei Latino Pede Paz 195
O Combate Final 215