Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
> > > Página 97

Capítulo 5: Os Jogos Fúnebres

Página 97

Falou então o velho Nantes, ele mesmo treinado e famoso em muitas artes pela deusa Minerva, que prognosticava desgraças e previa a grande ira dos deuses e assim consolava Eneias:

— Ó filho de uma deusa, vamos seguindo para onde os destinos nos levam e nos tornam a trazer. Quaisquer que sejam, suportaremos todas as desventuras. Aqui tens Acestes Dardanio, o teu irmão de estirpe divina. Junta-te a ele nos conselhos e se ele o quiser une as duas casas. Deixa-lhe aqui na Sicília as guarnições dos navios queimados, os que já não querem viajar, os velhos, as mães fatigadas de tanto esforço e tudo e todo que, fraco e temeroso do perigo à frente, ainda tens contigo. Aqui ficarão e fundarão uma cidade que se chamará Acesta, de altos muros.

Movido pelas palavras do velho amigo, Eneias encaminhou-se, ainda indeciso, para o leito, pois a noite escura, trazida por dois cavalos, já cobria o céu. Durante o sono, apareceu-lhe o rosto do bom pai Anquises, que desceu dos céus e pronunciou subitamente estas palavras:

— Ó filho, outrora mais querido do que a vida, enquanto esta me restava. O filho, fiador dos destinos troianos, aqui venho por ordem de Júpiter, que do fogo te salvou os navios e de ti teve compaixão. Obedece aos bons conselhos do velho Nantes e leva para Itália os jovens escolhidos e os corações valorosos. Lá te espera, no Lácio, uma nação cruel e intratável. Antes, porém, deverás atravessar a morada infernal de Plutão, os seus bosques, o terrível Averno e de lá deverás vir ao meu encontro, pois preciso de te falar. Não habito o Tártaro, aquele lugar de almas torturadas, mas sim o Elísio, de campos verdejantes e céus brilhantes. Aqui moram os melhores e para aqui, depois do sacrifício de muitas ovelhas negras, te guiará a Sibila. Para ti, serão então desvendados os nomes de todos os teus sucessores e o lugar onde se levantarão os muros da tua cidade. E agora, adeus! A noite húmida conclui metade de seu giro e o Sol nascente já me lança o seu bafo com os cavalos ofegantes.

<< Página Anterior

pág. 97 (Capítulo 5)

Página Seguinte >>

Capa do livro Eneida
Páginas: 235
Página atual: 97

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
A Queda de Tróia 1
Partem os Troianos 20
Eneias Chega a Cartago 38
Eneias e Dido 57
Os Jogos Fúnebres 79
Eneias no Mundo das Sombras 102
Os Troianos Desembarcam na Itália 124
Eneias em Apuros 141
Os troianos são Cercados 157
A Assembleia dos Deuses 177
O Rei Latino Pede Paz 195
O Combate Final 215