A medida que chegavam, paravam junto da muralha e aumentava o número dos combatentes. Quando ficaram reunidos em grande número, as mães de família que pouco antes estendiam do alto da muralha as mãos aos Romanos, puseram-se a dirigir as suas súplicas aos esposos, e a mostrar-lhes, à maneira gaulesa, os cabelos desfeitos e os filhos. Os Romanos travavam uma luta que não era igual pela posição nem pelo número; além disso, esgotados pela corrida e pela duração do combate, não podiam enfrentar facilmente tropas frescas e ilesas.
XLIX - César, vendo a desvantagem da sua posição de combate e o aumento das forças do inimigo, temeu pelos seus. Enviou ao seu lugar-tenente Tito Sextio, que deixara de guarda ao acampamento pequeno, ordem para sair prontamente com as coortes e para as colocar no sopé da colina(159), à direita do inimigo, a fim de que, se visse os nossos expulsos da sua posição, intimidasse e prejudicasse a perseguição do inimigo. No que lhe dizia respeito, tendo avançado com a sua legião um pouco à frente do ponto onde fizera alto, ali esperava o resultado do combate.
L - Enquanto se travava um corpo a corpo encarniçado, os inimigos fiando-se na sua posição e no número, e os nossos no seu valor, viu-se aparecer de repente, no nosso flanco descoberto, os Éduos que César enviara pela direita; por outra subida, para fazer diversão. A semelhança das suas armas com as do inimigo assustou os nossos; e ainda que tivessem o ombro direito descoberto, o que era o sinal combinado a usar, os nossos soldados pensaram que era um artifício empregado pelo inimigo para os enganar. No mesmo momento, o centurião Lúcio Fábio e aqueles que tinham escalado a muralha com ele eram envolvidos, massacrados e precipitados lá do alto. Marco