Petrónio, centurião da mesma legião, que tentara despedaçar as portas, acossado pelo número e desesperando de se salvar, coberto já de ferimentos, dirigiu-se àqueles que o tinham seguido: «Uma vez que não posso, disse ele, salvar-me com vocês, quero pelo menos providenciar pela salvação daqueles que o meu amor pela glória conduziu para o perigo. Pensem na vossa salvação, que eu lhes dou uma maneira.» Ao mesmo tempo, lançou-se para o meio dos inimigos, matou dois e afastou os outros um pouco da porta. Os seus homens tentaram socorrê-lo: «E em vão, disse-lhes, que tentam salvar-me; o meu sangue, as minhas forças já me abandonam. Vão-se pois embora, enquanto podem, e juntem-se à vossa legião.» E assim, a combater tombou pouco depois, garantindo a salvação dos seus.
LI - Os nossos, carregados por todos os lados, foram expulsos da sua posição, depois de terem perdido quarenta e seis centuriões. Mas a décima legião atrasou os Gauleses muito ardorosos em persegui-los; tinha-se colocado num terreno um pouco menos desvantajoso a fim de estar pronta a levar socorro. Foi por sua vez apoiada pelas coortes da décima terceira legião, que o lugar-tenente Tito Sextio fizera sair do pequeno acampamento e que tinham ocupado uma posição mais elevada. As legiões, assim que chegaram à planície (160) pararam e fizeram frente ao inimigo. Vercingétorix reconduziu as suas tropas do sopé da colina para o interior do entrincheiramento. Este dia custou-nos um pouco menos de setecentos homens.
LII - No dia seguinte, César reuniu as suas tropas e repreendeu a temeridade e o ardor dos seus soldados, censurando-os «por terem considerado eles próprios quanto ao lugar até onde lhes conviria avançar quanto ao que deveriam fazer, sem pararem quando o sinal de retirada fora dado, sem se deixarem deter pelos tribunas militares e pelos lugares-tenentes».