Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 10: LIVRO VIII

Página 230
Por esta ordem, formando quase uma coluna em quadrado, conduz o seu exército até ao inimigo, mais cedo do que este esperava.

IX - Os Gauleses vendo subitamente as legiões a avançar como que em formação de batalha e em passo seguro, eles de quais tinham relatado a César as resoluções, plenas de confiança, fosse por receio do combate, fosse pelo espanto da nossa súbita chegada, fosse pela expectativa da nossa intenção, formam as suas tropas em frente do campo e não abandonam a elevação. César, ainda que desejasse combater, surpreendido no entanto por tal massa de inimigos, de que o separava um vale mais fundo que largo, estabelece o seu campo em frente do campo do inimigo. Manda fazer uma muralha de doze pés; com um parapeito em proporção com esta altura, cavar um duplo fosso de quinze pés de largo com paredes verticais, erguer um grande número de torres de três andares, lançar entre elas pontes, de que a frente estava munida de parapeitos de vime, de tal sorte que o inimigo fosse detido por um duplo fosso e por uma dupla fila de defensores: uma que, da altura das pontes, menos exposta em razão da sua altura, pudesse lançar os seus dardos mais ousadamente e mais longe; a outra, que estivesse colocada mais perto do inimigo, na própria muralha, onde a ponte a protegia contra a queda dos dardos. Colocou batentes e torres mais altas às portas do campo.

X - A finalidade desta fortificação era dupla: a importância das obras devia fazer acreditar no seu medo e aumentar a confiança dos Bárbaros; por outro lado, como era preciso ir procurar longe forragem e trigo, podia-se, graças a estas fortificações, defender o campo com poucas tropas. Entretanto acontecia muitas vezes que pequenas escaramuças tivessem lugar de um e outro lado entre os dois campos, sem transpor o pântano salvo por vezes quando os nossos auxiliares, gauleses ou germanos, o atravessavam para perseguir mais vivamente o inimigo, ou quando o inimigo, por sua vez, tendo-o atravessado, repelia os nossos para bastante longe.

<< Página Anterior

pág. 230 (Capítulo 10)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Guerra das Gálias
Páginas: 307
Página atual: 230

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
PREFÁCIO 1
CRONOLOGIA SUMÁRIA DA VIDA DE CÉSAR 7
LIVRO I 10
LIVRO II 47
LIVRO III 67
LIVRO IV 84
LIVRO V 105
LIVRO VI 140
LIVRO VII 167
LIVRO VIII 224
ÍNDICE HISTÓRICO E GEOGRÁFICO 256
NOTAS 299