Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 11: Capítulo 11

Página 214

Antecipou-se ao que eu ia dizer, assegurando-me que ele e o seu buque, se o recuperasse, se submeteriam inteiramente às minhas ordens e que, se não pudesse reconquistá-lo, viveria e morreria a meu lado em qualquer parte do mundo para onde o quisesse levar. Os seus companheiros disseram-me outro tanto.

- Bom, eis as minhas duas condições: Primeira, que enquanto permanecerem nesta ilha não pretenderão exercer nela autoridade alguma; se vos der armas devolver-mas-ão quando eu as pedir; não causarão qualquer dano nem a mim nem aos meus, e obedecerão em tudo às minhas ordens. Segunda, que se o buque puder ser recuperado, me transportarão com o meu criado gratuitamente, a Inglaterra.

Deu-me todas as garantias que a boa fé e a imaginação humana puderam inventar, para o cumprimento daquelas condições muito razoáveis e, além disso, como me devia a vida, mostrar-se-ia agradecido enquanto vivesse.

- Muito bem - disse eu. - Aqui têm três mosquetes, com a sua correspondente pólvora, e balas. Decidam agora o que é que julgam mais adequado que façamos.

Renovou-me todas as manifestações de agradecimento e pôs-se inteiramente à minha disposição. Disse-lhe que considerava perigosa qualquer tentativa; que o melhor partido, em meu entender, era fazer uma descarga sobre os revoltosos enquanto estavam a dormir; que se algum deles escapasse da primeira e quisesse render-se poderíamos salvá-lo, deixando à Providência o cuidado de dirigir os nossos golpes.

Replicou-me com muita moderação que lhe repugnava matar alguém se se pudesse fazer outra coisa mas que, quanto àqueles dois incorrigíveis brigões, que haviam sido os promotores da sublevação, se por desgraça escapavam, estaríamos certamente perdidos, pois voltariam trazendo o resto da tripulação, e assassinar-nos-iam a todos.

- Sendo assim - disse eu -, a necessidade justifica o que antes disse, porque é o único meio de nos salvarmos.

Apesar de tudo, vendo que desejava economizar sangue, disse-lhe que fosse à frente com os seus dois companheiros, e que procedesse conforme melhor lhe parecesse.

<< Página Anterior

pág. 214 (Capítulo 11)

Página Seguinte >>

Capa do livro Robinson Crusoe
Páginas: 241
Página atual: 214

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo 1 1
Capítulo 2 30
Capítulo 3 41
Capítulo 4 53
Capítulo 5 63
Capítulo 6 78
Capítulo 7 91
Capítulo 8 112
Capítulo 9 133
Capítulo 10 167
Capítulo 11 197
Capítulo 12 236