Robinson Crusoe - Cap. 11: Capítulo 11 Pág. 215 / 241

Nisto ouvimos que alguns marinheiros estavam a acordar e depressa demos com dois de pé. Perguntei ao comandante se algum deles era um dos chefes sublevados, e respondeu-me que não.

- Bem, deixemo-los andar; a Providência parece tê-los acordado para lhes salvar as vidas. Agora, se os outros escaparem a culpa será vossa.

Animado pelas minhas palavras, adiantou-se com o mosquete preparado, uma pistola à cintura, e seguido pelos dois companheiros, cada um deles armado com um mosquete. Estes fizeram algum barulho; um dos marinheiros que acordara voltou-se e, vendo-os aproximar-se, pôs-se a gritar para chamar os camaradas; era, porém, demasiado tarde, porque no momento em que gritou fizeram fogo os que seguiam o comandante, reservando este prudentemente a sua carga. Eles tinham apontado tão perfeitamente aos promotores da rebelião, a quem conheciam muito bem, que um ficou logo morto e o outro gravemente ferido. Mas como não morrera levantou-se e, chamou pelos demais com grandes gritou pedindo auxílio; o comandante, contudo, acercou-se dele e disse-lhe que era tarde para implorar socorro; que o que devia fazer era rogar a Deus que lhe perdoasse a sua traição, e, acabadas estas palavras, deu-lhe uma coronhada que o deixou estendido sem vida. Daquele grupo ainda sobravam três, dos quais um estava ligeiramente fendo. Nesta altura consegui reunir-me com os meus companheiros. Quando eles reconheceram realmente o perigo e a inutilidade da sua resistência, pediram tréguas. O comandante perdoou-lhes a vida, com a condição de que se arrependeriam da sua infame traição e jurariam ajudá-lo a recuperar o buque e a conduzi-lo para a Jamaica, de onde procedia. Manifestaram-lhe os mais vivos protestos de fidelidade e, como pareceu disposto a acreditá-los e a salvar-lhes a vida, não me opus; obriguei-os unicamente a ficarem de pés e mãos amarrados enquanto permanecessem na ilha.

Enquanto isto ocorria, mandei Sexta-Feira e o imediato do comandante à chalupa, com ordens de a pôr em segurança e trazer os remos e as velas, o que cumpriram com exactidão.





Os capítulos deste livro