Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 6: O Enigma de Reigate

Página 138
Confesso que eles excederam as minhas expectativas e que sou inteiramente incapaz de explicar o seu resultado. Não vi ainda o menor vestígio de um indício.

- Temo que a minha explicação o possa desiludir, mas foi sempre o meu hábito não ocultar nenhum dos meus métodos, quer ao meu amigo Watson, quer a qualquer outro que por eles mostrasse um interesse inteligente. Mas primeiro, como estou ainda abalado pelo ataque no quarto de vestir, creio que me faria bem um trago do seu licor, coronel. As minhas forças foram muito postas à prova ultimamente.

- Espero que não tenha mais nenhum daqueles ataques de nervos.

Sherlock Holmes riu cordialmente.

- Chegaremos a isso na devida altura - disse ele. Far-lhes-ei a narrativa dos acontecimentos na ordem certa, mostrando-lhes os vários pontos que me guiaram na minha decisão. Interrompam-me, por favor; se houver qualquer explicação que não seja perfeitamente clara.

»É da mais alta importância na arte da dedução o reconhecimento, em determinados factos, dos que são incidentais e dos que são fundamentais. De outra forma, a energia e a concentração dissipar-se-ão, em vez de se concentrarem. Ora, neste caso, não tive, desde o princípio, a mais leve dúvida de que a chave de todo o problema tinha de ser procurada na tira de papel que o morto tinha na mão.

»Antes de entrar nisso, quero chamar a sua atenção para o facto de que, se a narrativa de Alec Cunningham fosse verdadeira, e se o assaltante, depois de atirar sobre William Kirwan, tivesse fugido instantaneamente, então é claro que não podia ser ele quem arrancara o papel da mão do morto. Mas, se não foi ele, devia ter sido o próprio Alec Cunningham, porque, na altura em que o velho desceu, já vários criados estavam no local.

<< Página Anterior

pág. 138 (Capítulo 6)

Página Seguinte >>

Capa do livro As memórias de Sherlock Holmes
Páginas: 274
Página atual: 138

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
O Estrela de Prata 1
A Face Amarela 33
O Escriturário da Corretagem 54
A Tragédia do Glória Scott 75
O Ritual de Musgrave 99
O Enigma de Reigate 122
O Corcunda 145
O Paciente Internado 167
O Intérprete Grego 190
O Tratado Naval 212
O Problema Final 252