Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 6: O Enigma de Reigate

Página 137
O inspector nada mais disse. Dirigiu-se para a porta e soprou o seu apito. Dentro de poucos instantes dois guardas apareceram.

- Não tenho outra alternativa, Mr. Cunningham - disse ele. - Espero que tudo isto venha a revelar-se um equívoco absurdo; mas pode ver que... Ah! O senhor quer? Solte-o! - Bateu com a mão, e um revólver, cujo gatilho o mais jovem tentava nesse momento premir, retiniu no soalho.

- Guarde-o - disse Holmes, pondo-lhe rapidamente o pé em cima. - Vai ver que lhe será muito útil no tribunal. Mas era isto o que realmente queriamos. - E sacou de um pequeno pedaço de papel amarrotado.

- O resto da folha? - gritou o inspector.

- Exactamente.

- E onde estava?

- Onde eu estava convencido de que deveria estar. Esclarecer-lhe-ei agora mesmo todo o assunto. Creio, coronel, que o senhor e Watson podem ir-se embora agora, e eu estarei convosco dentro de uma hora no máximo. O inspector e eu precisamos de trocar umas palavras com os prisioneiros. Mas estarei de volta para o almoço.

Sherlock Holmes cumpriu a sua palavra, pois cerca de uma hora depois estava connosco na sala de fumar do coronel. Estava acompanhado por um cavalheiro baixo e de certa idade, que foi apresentado como Mr. Acton, cuja casa tinha sido objecto do primeiro furto.

- Eu queria que Mr. Acton estivesse presente enquanto eu lhes explico este caso - disse Holmes -, porque é natural que ele tenha o mais vivo interesse pelos pormenores. Receio, meu caro coronel, que lamente a hora em que deixou entrar em sua casa um abelhudo como eu.

- Pelo contrário - respondeu o coronel calorosamente -, considero que o maior privilégio foi ter-me sido permitido estudar os seus métodos de operação.

<< Página Anterior

pág. 137 (Capítulo 6)

Página Seguinte >>

Capa do livro As memórias de Sherlock Holmes
Páginas: 274
Página atual: 137

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
O Estrela de Prata 1
A Face Amarela 33
O Escriturário da Corretagem 54
A Tragédia do Glória Scott 75
O Ritual de Musgrave 99
O Enigma de Reigate 122
O Corcunda 145
O Paciente Internado 167
O Intérprete Grego 190
O Tratado Naval 212
O Problema Final 252