Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 10: O Tratado Naval

Página 235

- Mas também não podemos supor que o ladrão tenha levado o tratado para o emoldurar e dependurar na parede.

- Talvez esteja à espera de um preço melhor.

- Se esperar por muito tempo, não obterá preço nenhum. Dentro de poucos meses, o tratado deixará de ser secreto.

- Isso é muito importante - disse Holmes. - Como também é uma hipótese admissível que o ladrão tenha sido atacado por uma doença repentina...

- Um ataque de febre cerebral, por exemplo? - perguntou o estadista, olhando para o seu interlocutor, rápido como um relâmpago.

- Eu não disse isso - retorquiu Holmes, sem se perturbar. - E agora, lorde Holdhurst, já lhe tomámos demasiado do seu precioso tempo. Desejamos-lhe um bom dia.

- Desejo os maiores êxitos às suas investigações, seja quem for o criminoso! - exclamou o nobre quando, já à porta, fazíamos a vénia de despedida.

- Excelente homem - disse Holmes, ao sairmos para o Whitehall. - Mas luta para se manter à altura da sua posição. Está longe de ser rico e tem muitas obrigações. Notou com certeza que as botas que usava já tinham sido consertadas. Agora, Watson, não quero afastá-lo por mais tempo do seu legítimo trabalho. Hoje não terei mais nada a fazer, a não ser que haja resposta ao meu anúncio sobre o carro de aluguer. Mas ficar-lhe-ei extremamente grato se você puder vir amanhã comigo a Woking no mesmo comboio que tomámos hoje.

Na manhã seguinte encontrámo-nos conforme tínhamos combinado e viajámos juntos para Woking. O anúncio não tivera resposta, disse-me, e não havia nenhuma luz nova sobre o caso. Holmes assumia, sempre que o desejava, uma imobilidade completa do rosto, tornando-se impossível concluir, pela sua aparência, se estava ou não satisfeito com o andamento do caso.

<< Página Anterior

pág. 235 (Capítulo 10)

Página Seguinte >>

Capa do livro As memórias de Sherlock Holmes
Páginas: 274
Página atual: 235

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
O Estrela de Prata 1
A Face Amarela 33
O Escriturário da Corretagem 54
A Tragédia do Glória Scott 75
O Ritual de Musgrave 99
O Enigma de Reigate 122
O Corcunda 145
O Paciente Internado 167
O Intérprete Grego 190
O Tratado Naval 212
O Problema Final 252