O Vale do Terror - Cap. 7: Capítulo 7 – A Solução Pág. 75 / 172

- Óptimo! - exclamou Holmes. - E agora, recomendo-lhes um aprazível passeio pelo campo. Disseram-me que o panorama que se descortina do alto de Birlstone sobre o Weald, é magnífico. Naturalmente, podem almoçar em qualquer estalagem campestre, posto que a minha ignorância da região me impede de indicar-lhes uma em especial.

- Isto já começa a deixar de ser sério! - protestou Mac Donald, levantando-se da cadeira.

- Pois bem! Passem o dia como lhes aprouver - concedeu Holmes, jovialmente, batendo-lhe com a mão no ombro. - Façam o que quiserem e vão aonde lhes apetecer, contudo estejam de volta, antes do anoitecer... sem falta, Mac.

- Parece-me mais razoável.

- Pretendia apenas dar-lhes um óptimo conselho, todavia, não insisto, contento que se encontrem aqui, quando eu necessitar de vocês. Contudo, antes de nos separarmos, desejaria que escrevessem um bilhete a Mr. Barker.

- Sim?

- Ditá-lo-ei, se quiserem. Estão prontos?

»Caro Senhor:

»Julgamos ser nosso dever esvaziar o fosso, na esperança de que possamos encontrar...

- É inútil - protestou O inspector. - Já fiz as minhas pesquisas a esse respeito.

- Calma, meu caro amigo! Escreva a que estou a dizer, por favor.

- Bem, prossiga.

- ...na esperança de que possamos encontrar algo que facilite as nossas investigações. Já determinei tudo e os operários estarão a trabalhar amanhã cedo a fim de desviar o curso do regato...

- Impossível!

- ...a fim de desviar o curso do regato, razão por que resolvi avisá-lo de antemão.

»E agora assinem e mandem entregá-lo, em mão própria, por volta das quatro horas. A essa hora, encontrar-nos-emos novamente nesta sala. Até então, cada um de nós pode fazer o que bem entender, pois asseguro-lhes que esta investigação chegou definitivamente ao fim.





Os capítulos deste livro