Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 7: 7 - Luz na Escuridão

Página 59
Coloquei-o sobre uma almofada em cima do tapete.

- Agora, vou cortar em dois, um destes comprimidos - disse Holmes; e, tirando o canivete, fez conforme dissera. Voltaremos a meter na caixa uma metade para mais tarde. A outra vou metê-la neste copo de vinho, no qual está uma colher de chá de água. Verão que o nosso amigo, o doutor, tem razão, e que se dissolve rapidamente.

- Isto pode ser muito interessante - disse Lestrade, no tom de voz de quem se sente ofendido e de quem estão a escarnecer. - Todavia não consigo perceber o que é que isso tem a ver com a morte do Sr. Joseph Stangerson.

- Paciência, meu amigo, paciência! Na devida altura constatará que isto tem muito a ver com a morte dele. Agora adiciono um pouco de leite para tornar saborosa a mistura; quando a der ao cão verão que ele a engole bastante depressa.

Enquanto falava deitou o conteúdo do copo de vinho num pires e colocou-o à frente do terrier, que o lambeu rapidamente. Até àquele momento o comportamento sério de Sherlock Holmes convencera-nos, porque ficámos sentados em silêncio a observar atentamente o animal e à espera de um resultado surpreendente. No entanto nada disso aconteceu. O cão continuou sentado na almofada, a respirar com dificuldade, mas aparentemente não ficou melhor nem pior por ter bebido o líquido de uma só vez.

Holmes tirara o relógio e, à medida que os minutos passavam sem nenhum resultado, uma expressão de profundo desgosto e desapontamento apareceu no seu rosto. Mordiscava os lábios, batia com os dedos na mesa e revelava todos os outros sintomas de profunda impaciência. Era tal o seu estado emocional que senti pena dele, enquanto os dois detectives sorriam com ironia, de modo nenhum aborrecidos com o revés com que ele deparara.

- Não pode ser uma coincidência - gritou ele, levantando-se finalmente da cadeira num salto e andando de um lado para o outro na sala com passos largos -; é impossível que seja uma mera coincidência. Justamente os comprimidos de que eu suspeitava no caso de Drebber são encontrados efectivamente depois da morte de Stangerson.

<< Página Anterior

pág. 59 (Capítulo 7)

Página Seguinte >>

Capa do livro Um Estudo em Escarlate
Páginas: 127
Página atual: 59

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Primeira Parte: 1 - O Sr. Sherlock Holmes 1
2 - A Ciência da Dedução 10
3 - O Mistério de Lauriston Gardens 21
4 - O que John Rance Tinha para Contar 32
5 - O Nosso Anúncio Traz um Visitante 39
6 - Tobias Gregson Mostra o que Sabe Fazer 46
7 - Luz na Escuridão 55
Segunda Parte: 1 - Na Imensa Planície de Alcali 65
2 - A Flor de Utá 76
3 - John Ferrier Fala com o Profeta 84
4 - Uma Fuga para Salvar a Própria Vida 90
5 - Os Anjos Vingadores 100
6 - Uma Continuação das Memórias do Dr. John Watson 110
7 - A Conclusão 122