O Vale do Terror - Cap. 10: Capítulo 3 – Loja 341, Vale Vermissa Pág. 120 / 172

Foi adquirida pela «State & Merton County Railroad Company».

- E quem comprou as, minas de Todman e de Lee, que foram postas no mercado no ano passado, por idêntico motivo?

- A mesma companhia, Irmão Morris.

- E quem adquiriu as fábricas metalúrgicas de Manson, de Shuman, de Van Deher e de Atwood, que foram também abandonadas ultimamente?

- Foram todas compradas pela "West Gilmerton General Mining Company»,

- Não percebo, lrmão Morris - interveio o presidente, - a importância que possa ter quem as comprou, desde que ninguém seja capaz de transportá-las para fora desta zona.

- Com todo o respeito que lhe é devido, Venerável Chefe, julgo que importa muito saber tudo isso. Há dez longos anos que, pouco a pouco, estamos a afastar do, comércio todos os pequenos proprietários. Ora, qual é o resultado? Encontramos, em vez deles, grandes companhias como a «Railroad» e a «General Iron», que têm directores em Nova lorque ou Filadélfia; pessoas que não fazem caso algum das nossas ameaças. Podemos tornar razoáveis os seus chefes locais, mas isso apenas significa que outros virão substituí-los. Estamos a tornar a situação perigosa para nós próprios.

»Os pequenos proprietários não podiam fazer-nos mal; não tinham nem o dinheiro, nem a força para o fazer. Uma vez que não os sugássemos demasiado, continuariam sob o nosso domínio. Mas, se essas grandes companhias se capacitarem de que nos interpomos entre eles e os seus lucros, não se pouparão a despesas para nos levarem a tribunal.

A estas palavras pouco tranquilizadoras, seguiu-se um silêncio. Todos os rostos se sombrearam com olhares apreensivos. Tão omnipotentes e impunes tinham sido até então, que não tinham imaginado a hipótese de sofrerem um fracasso.





Os capítulos deste livro