Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 1: PREFÁCIO

Página 5
» Não seria possível dizer melhor, e tem de se reconhecer que a mão daquele que escreve duplica o valor de tais elogios, pois que as qualidades mestras do grande escritor que é Cícero, não são, tem de se confessar, a brevidade e a ausência de ornamento oratório.

A linguagem de César é pura como o seu estilo. Só emprega palavras correntes. Tem uma sintaxe das mais nítidas. César escreveu realmente os Comentários da Guerra das Gálias com a elegância que o caracteriza, mas sem nunca esquecer que se dirigia a um vasto público e que lhe era necessário, para ser compreendido por todos, usar as palavras de toda a gente. De tal modo que o primeiro mérito do seu estilo é fazer esquecer o estilo, o primeiro mérito da sua linguagem e da sua sintaxe é não confundir o leitor com termos especiais e construções complicadas.

Aliás, neste instrumento de propaganda pessoal que são os Comentários, e sob esta objectividade aparente, tudo se harmoniza para valorizar o génio do grande homem que conquistou a Gália. A acção rápida, fulminante, do chefe resplandece em muitas passagens, tais como a libertação do campo de Cícero, o começo da campanha de 52, a expedição de Litávico. A sua rapidez em tomar decisões úteis manifesta-se na organização dos desembarques na Bretanha nas suas incursões além-Reno, na preparação da defesa de «a Província», em 58 e em 52. A leitura dos Comentários mostra-nos constantemente o ascendente do chefe sobre as suas tropas, a confiança que lhes inspira, a dedicação que delas obtém, a suavidade e a clemência de um homem que, se fazia cruelmente a guerra, nisso obedecia às leis da sua época e não fazia mais que corresponder com horrores semelhantes aos horrores dos próprios Gauleses. Sim, ousemos dizê-lo, como pensavam

<< Página Anterior

pág. 5 (Capítulo 1)

Página Seguinte >>

Capa do livro A Guerra das Gálias
Páginas: 307
Página atual: 5

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
PREFÁCIO 1
CRONOLOGIA SUMÁRIA DA VIDA DE CÉSAR 7
LIVRO I 10
LIVRO II 47
LIVRO III 67
LIVRO IV 84
LIVRO V 105
LIVRO VI 140
LIVRO VII 167
LIVRO VIII 224
ÍNDICE HISTÓRICO E GEOGRÁFICO 256
NOTAS 299