Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
> > > Página 136

Capítulo 7: Os Troianos Desembarcam na Itália

Página 136

Mas Alecto, como abutre horrendo e sedento de carniça, já se empoleirara, batendo as asas, no mastro que encimava o estábulo e dali soprava a cometa de chifre que os pastares usavam para alertar todos os arredores em caso de perigo. Tremendo, no entanto, era o barulho sobrenatural do instrumento. Ressoava pelas florestas e ribombava nas colinas. Foi ouvido nas margens do longínquo lago de Diana, ao lado das águas sulfurosas do rio Nar e também nas fontes do lago Velino. As mães aterrorizadas apertaram os filhinhos ao peito, enquanto por toda a parte os homens empunhavam as armas e rumavam para o local donde partia o som. ^Cairam assim sobre os caçadores troianos que, em tão grande inferioridade numérica, teriam sido dizimados, não fosse a tropa de soldados amigos que saiu rápida do acampamento em seu auxilio.

Alinharam-se então as duas fileiras apostas, agora já sem paus, pedras, foices e machados, mas com lanças, espadas e machados de guerra. O conflito propagava-se e o Sol brilhava naquela seara horrível de ferros nus, de escudos reluzentes e de capacetes altaneiros, como acontece quando o mar se vai aos poucos encapelando, forçado pelo vento, as ondas alteando-se cada vez mais, até que finalmente sobem aos astros verdadeiras montanhas de água, para depois se desdenharem nos fundos abismos.

Logo de início, o jovem Álmon, o mais velho dos filhos de Tirreu, foi prostrado por uma seta estridente que lhe atravessou a garganta, cortando-lhe a voz e também a vida. Muitos corpos de homens c Eram junto dele. Até o velho Galeso, um dos homens mais justos e também mais ricos daquela região, foi morto ao tentar introduzir-se entre os dois bandos como medianeiro da paz. A ele pertenciam cinco grandes rebanhos de ovelhas e outros tantos de bois. As suas terras eram lavradas por cem charruas.

Enquanto assim se travava o combate indeciso, a hórrida deusa Alecto, depois de semear a discórdia, a luta, o ódio e a morte por toda a parte, deixou a Hespéria e voou ufana até Juno, a quem disse:

— Eia, lá tens a discórdia acesa e a guerra furiosa! Se assim o desejares, posso espalhar a loucura por toda a zona circunvizinha e realizar alianças com ambos os partidos e, então, toda a Itália se incendiará e nos corações inflamados dos seus filhos nascerá o desejo de guerra insana.

<< Página Anterior

pág. 136 (Capítulo 7)

Página Seguinte >>

Capa do livro Eneida
Páginas: 235
Página atual: 136

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
A Queda de Tróia 1
Partem os Troianos 20
Eneias Chega a Cartago 38
Eneias e Dido 57
Os Jogos Fúnebres 79
Eneias no Mundo das Sombras 102
Os Troianos Desembarcam na Itália 124
Eneias em Apuros 141
Os troianos são Cercados 157
A Assembleia dos Deuses 177
O Rei Latino Pede Paz 195
O Combate Final 215