Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
> > > Página 184

Capítulo 10: A Assembleia dos Deuses

Página 184

E avançou com os seus batalhões cerrados. Inflamados nos seus animas pelas palavras de censura, os árcades encheram-se de brios, vendo os feitos do chefe que se adiantava, ceifando inimigo atrás de inimigo, a todos vencendo e derrubando. Assim como quando se levantam os ventos do Verão e o pastor incendeia o capim e a floresta, que rugem e esbravejam no enorme fragor das chamas que avançam, também os companheiros do herói Palas lhe seguiam os passas abrindo caminho na maré humana que os oprimia..

Mas Lauso, herói rótulo e filho do cruel Mezêncio, não permitia que os seus soldados fraquejassem à vista do tremendo morticínio causado pelo filho de Evandro. Avançando por entre a confusão de espadas, dardos, arcos, soldados vivos e agonizantes que gritavam, gemiam e brandiam as armas, Lauso conseguiu finalmente defrontar-se com o chefe adversário. Eram ambos notáveis pela estatura e, moços, a sua idade não diferia muito. Mas Júpiter havia decretado que não pelejariam.

Nesse momento, advertido do perigo que corria Lauso, Turno acometeu veloz pelo campo no seu carro, bradando:

— Alto com o combate, que esse inimigo está reservado para mim. Desejaria que o próprio pai aqui estivesse como espectador.

Abriram-se as fileiras dos rótulos, obedecendo à sua ordem e Palas avistou então Turno. Mediu-o de alto a baixo e gritou em resposta à fala do tirano:

— Em breve encontrarei a glória, vivo ou morto. Termina as ameaças e avança.

Assim falando, caminhava pela planície, enquanto o medo enregelava o coração dos árcades. Turno saltou do carro e aproximou-se qual leão que, do alto rochedo, ao avistar o touro que se prepara para o combate, desce e avança orgulhosamente ao encontro do inimigo. Palas, quando calculou que o chefe rótulo já estava a uma distancia suficiente para o arremesso do dardo, invocou Hércules nestes termos:

—Pela hospitalidade de meu pai e pela nossa mesa à qual comeste, eu te peço, ó forte deus, que me favoreças no combate. Que me seja permitido despojar o inimigo agonizante das suas armas e que os seus olhos mortiços sejam condenados a ver o vencedor antes de se fecharem para sempre.

<< Página Anterior

pág. 184 (Capítulo 10)

Página Seguinte >>

Capa do livro Eneida
Páginas: 235
Página atual: 184

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
A Queda de Tróia 1
Partem os Troianos 20
Eneias Chega a Cartago 38
Eneias e Dido 57
Os Jogos Fúnebres 79
Eneias no Mundo das Sombras 102
Os Troianos Desembarcam na Itália 124
Eneias em Apuros 141
Os troianos são Cercados 157
A Assembleia dos Deuses 177
O Rei Latino Pede Paz 195
O Combate Final 215