Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
> > > Página 203

Capítulo 11: O Rei Latino Pede Paz

Página 203

Continuou o rei Latino:

— Cortemos a madeira, arrumemo-la nas praias, coloquemos à sua disposição bronze, mão-de-obra, apetrechos e tudo o que precisarem. Como primeira medida, vemos enviar cem delegados latinos com propostas e tratados. Que se apresentem a Eneias com ramos de oliveira nas mãos e também muitos presentes, grande quantidade de ouro e de marfim, além das insígnias da nossa realeza, que são um trono de ouro e uma veste. Peço-vos agora a vossa opinião ao que acabo de dizer.

Adiantou-se Drances, aquele mesmo rival e inimigo de Turno, cuja glória o atormentava com rancor concentrado e com os aguilhões da inveja. Rico e eloquente, o seu braço era tímido na guerra, mas as suas opiniões como conselheiro eram grandemente acatadas. Levantou-se e disse:

— Tu nos propões, ó rei, uma coisa e todos temos em mente uma só opinião, mas não ousamos expressá-la. Com a tua permissão, eu o farei, embora aquele a quem me refiro possa ameaçar-me a vida. Ele, o falso herói, que, enquanto os seus e os nossos guerreiros caiam ensopando a terra de sangue quente, fugia do campo de batalha e procurava refúgio na casa de seu pai. A Eneias, a quem planeias enviar muitos presentes, envia mais um, que lhe agradará sobremodo—a tua filha Lavinia. Com esse casamento se firmará a aliança eterna e todos os povos da Itália viverão em paz. Não permitas que qualquer violência, de quem quer que seja, obste a essa tua resolução. Se, porém, é grande o pavor que te enche o coração, convoquemos o próprio Turno e juntos lhe imploremos que restitua ao rei Latino o direito que lhe assiste. Porque deverão as planícies encher-se de cadáveres pela disputa entre dois homens? Agora eu apelo para ti, ó Turno, autor e causa de tantas desgraças para o Lácio, para que tenhas piedade de teus patrícios. Deixa o orgulho, dá-te por vencido e retira-te. Funerais, já vimos bastantes. Ou, então, se te impele a glória, se te crês merecedor de tão alto valor, se tanto queres este palácio como dote, vai sozinho, enfrentar o corajoso Eneias com o peito descoberto! Pois então, para que Turno ganhe uma esposa real, deveremos nós verter o nosso sangue latino? Não! Agora, olha frente a frente aquele que desafias!

 

<< Página Anterior

pág. 203 (Capítulo 11)

Página Seguinte >>

Capa do livro Eneida
Páginas: 235
Página atual: 203

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
A Queda de Tróia 1
Partem os Troianos 20
Eneias Chega a Cartago 38
Eneias e Dido 57
Os Jogos Fúnebres 79
Eneias no Mundo das Sombras 102
Os Troianos Desembarcam na Itália 124
Eneias em Apuros 141
Os troianos são Cercados 157
A Assembleia dos Deuses 177
O Rei Latino Pede Paz 195
O Combate Final 215