Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
> > > Página 225

Capítulo 12: O Combate Final

Página 225

Turno, numa elevação fronteira, avistou o inimigo que retornava e encheu-se-lhes, a ele e aos rótulos, o coração de medo. Juturna retirou-se apavorada de perto do irmão. Qual nuvem que, desencadeado a tempestade, avança para as costas pela superfície do mar e, pressentida ao longe pelos lavradores, lhes enche a alma de terror, pois destruirá as árvores, arruinará as sementeiros e deitará tudo por terra à sua passagem, assim também caminhavam os troianos com o seu valoroso chefe à Eente. Caíram as primeiras fileiras rótulas e os outros, apavorados, viraram as costas em fuga desabafada, num grito uníssono de terror. Desdenhando do adversário que fugia, Eneias percorria o campo juncado de cadáveres à procura de Turno, pois só a este julgava digno da sua lamina.

Com o espírito transtornado pelo receio, voltou então a irmã de Turno à peleja. Alucinada, derrubou Metisco, condutor do carro do príncipe, por entre as rédeas dos corcéis e, empunhando-as, disparou em louca corrida pelo campo de batalha. Qual negra andorinha que no palácio opulento volteja nos tectos, ora aqui, ora ali, baixando e subindo, voando e pousando, em volta dos pórticos e perto dos tanques, assim também Juturna, assumindo a forma de Metisco, conduzia o príncipe por entre a confusão da peleja, andando rapidamente, às voltas e aos zigue-zagues, nunca parando, nunca o deixando pelejar, e afastando-o aos poucos do combate.

Enquanto isso, Eneias procurava o inimigo aqui, ali e acolá, por entre os batalhões dispersos, e chamava-o em alta vozes. Mas sempre que o ouvia, afastava-se Juturna, veloz, no carro, virando-lhe as costas e desaparecendo na confusão, sob gritaria e poeira.

Messapo, aproximando-se velocíssimo, viu o herói e arremessou-lhe um dos dardos poderosos que levava. Prevenido, Eneias ajoelhou-se e cobriu-se com o escudo, protegendo-se do golpe. A arma certeira passou-lhe todavia, de raspão na cabeça, cortando-lhe o penacho do capacete. Encolerizado, Eneias lançou-se com tremendo furor ao combate e a sua espada e a sua lança — com Marte a seu favor — causam uma enorme mortandade.

<< Página Anterior

pág. 225 (Capítulo 12)

Página Seguinte >>

Capa do livro Eneida
Páginas: 235
Página atual: 225

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
A Queda de Tróia 1
Partem os Troianos 20
Eneias Chega a Cartago 38
Eneias e Dido 57
Os Jogos Fúnebres 79
Eneias no Mundo das Sombras 102
Os Troianos Desembarcam na Itália 124
Eneias em Apuros 141
Os troianos são Cercados 157
A Assembleia dos Deuses 177
O Rei Latino Pede Paz 195
O Combate Final 215