Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 9: Capítulo 9

Página 166
Contudo, depois de ter reflectido bem, após muitas incertezas, pois durante muito tempo pesei os prós e os contras, a minha paixão prevaleceu sobre a minha humanidade, e resolvi apoderar-me de um daqueles selvagens fosse por que preço fosse. Tratava-se de saber como consegui-lo, o que era difícil de decidir, mas como não podia arranjar nenhum meio seguro, resolvi espreitar os meus inimigos quando desembarcassem e estabelecer então o meu plano, conforme as circunstâncias o exigissem.

Tomada esta resolução, fui para a costa tantas vezes quantas me foi possível; com frequência excessiva, mesmo assim, pois acabei por me cansar; durante ano e meio não deixei um só dia de ir à ponta oeste e à sudoeste, sem ver o mínimo rasto de canoas ou de selvagens. Isto desalentava-me muito; apesar de tudo, os meus desejos, em vez de diminuírem com o mau êxito, como na primeira vez, pareciam ainda aumentar mais; numa palavra, estava então ansioso por ver os selvagens, enquanto que das outras vezes os tinha evitado.

Pensava ao mesmo tempo que se apanhasse um, ou até dois ou três, conseguiria submetê-los completamente às minhas ordens e tirar-lhes para sempre os meios de me causarem dano. Acarinhei esta ideia durante algum tempo mas nada de novo ocorria, e todos os meus planos pararam ali, pois não avistei qualquer selvagem.

<< Página Anterior

pág. 166 (Capítulo 9)

Página Seguinte >>

Capa do livro Robinson Crusoe
Páginas: 241
Página atual: 166

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo 1 1
Capítulo 2 30
Capítulo 3 41
Capítulo 4 53
Capítulo 5 63
Capítulo 6 78
Capítulo 7 91
Capítulo 8 112
Capítulo 9 133
Capítulo 10 167
Capítulo 11 197
Capítulo 12 236