Robinson Crusoe - Cap. 12: Capítulo 12 Pág. 240 / 241

Nesta viagem visitei a minha nova colónia na ilha, vi os meus sucessores espanhóis, que me inteiraram de toda a história das suas vidas e do ocorrido com os sinistros personagens que eu lá deixara com eles. Contaram-me que, ao princípio, tinham insultado os pobres espanhóis, que depois ficaram de boas relações, que mais tarde pelejaram, se uniram, se desuniram, até que os espanhóis foram forçados a empregar a violência, dominando-os, mas tratando-os sempre com grande equidade. Uma história, assim que se chegou aos pormenores, tão cheia de diversos e maravilhosos incidentes como a minha própria, particularmente no que se referia às suas batalhas com os canibais que, por diversas vezes, desembarcaram na ilha; o crescimento espontâneo das plantações; como é que cinco deles haviam feito uma experiência indo à principal terra das caraíbas e trazendo de lá sete homens e cinco mulheres prisioneiros; por isso, à minha chegada, existiam uns vinte rapazinhos na ilha.

Fiquei ali cerca de vinte dias, e forneci-os de todas as coisas necessárias, especialmente armas, pólvora, balas e chumbo, vestuário, ferramentas, e dois trabalhadores que trouxera comigo de Inglaterra, um carpinteiro e um ferreiro.

Além disso, reparti a ilha em quinhões iguais entre eles, reservando para mim a propriedade em parte inteira, mas dei a cada qual uma porção de acordo com o seu gosto; e, assim tudo em ordem, depois de fazer-lhes prometer que não abandonariam os seus postos, ali os deixei.

Parti para o Brasil, de onde enviei um barco, que lá comprei, com mais gente e outras provisões para a ilha, assim como sete mulheres que procurei fossem aptas para o serviço, e com as quais podia casar quem desejasse.

Como tinha prometido aos ingleses mandar-lhes algumas mulheres de Inglaterra, com um bom carregamento de coisas úteis, se as quisessem aplicar apenas à procriação, fi-lo depois, como prometera, e os companheiros tiveram sobejas provas da muita honradez e diligência dos ingleses assim que ficaram com as suas propriedades separadas. Enviei-lhes também do Brasil cinco vacas, três com os seus vitelos, algumas ovelhas e alguns porcos, os quais quando lá voltei se haviam multiplicado consideravelmente.





Os capítulos deste livro