Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 6: O Enigma de Reigate

Página 140
Mas temos razões mais seguras do que essa para o deduzir. Se examinar este pedaço de papel com atenção, chegará à conclusão de que o homem de mão forte escreveu primeiro todas as suas palavras, deixando os espaços para o outro preencher. Esses espaços nem sempre foram suficientes e o senhor pode ver que o segundo homem teve pouco espaço para colocar o seu «para a» entre «quarto» e «meia-noite», o que mostra que essas palavras já estavam escritas. O que escreveu todas as palavras primeiro é, sem dúvida alguma, o que planeou este negócio.

- Excelente! - gritou Mr. Acton.

- Mas ainda muito à superfície - disse Holmes. - Entretanto, chegámos agora ao ponto importante. Os senhores talvez não saibam mas o cálculo da idade de um homem pela sua caligrafia consegue-se com considerável exactidão pelos peritos. Em casos normais, pode colocar-se um homem na sua verdadeira década com suficiente confiança. Digo em casos normais, porque o mau estado de saúde e a fraqueza física apresentam sinais de velhice, mesmo quando o inválido é jovem. Nesse caso, olhando-se para uma das mãos, forte e ousada, e para a aparência muito arqueada da outra, mas que ainda conservava a sua legibilidade, embora os «T» tenham começado a perder os cortes, podemos dizer que um era jovem e o outro avançado em anos, sem ser positivamente decrépito.

- Excelente - exclamou Mr. Acton outra vez.

- Há ainda um ponto, entretanto, que é mais subtil e de maior interesse. Há qualquer coisa em comum nessas duas caligrafias. Elas pertencem a homens que são parentes. Ao senhor pode parecer muito claro nos «S», mas para mim há pontos muito menores que indicam a mesma coisa. Não tenho a menor dúvida de que um maneirismo de família pode ser traçado nesses dois espécimes de caligrafia.

<< Página Anterior

pág. 140 (Capítulo 6)

Página Seguinte >>

Capa do livro As memórias de Sherlock Holmes
Páginas: 274
Página atual: 140

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
O Estrela de Prata 1
A Face Amarela 33
O Escriturário da Corretagem 54
A Tragédia do Glória Scott 75
O Ritual de Musgrave 99
O Enigma de Reigate 122
O Corcunda 145
O Paciente Internado 167
O Intérprete Grego 190
O Tratado Naval 212
O Problema Final 252