Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 10: O Tratado Naval

Página 247
.. quase tanto, Watson, como quando você e eu estivemos naquela sala medonha que nos daria a solução do problema em A Faixa Malhada.

Havia um relógio numa igreja de Woking que batia os quartos de hora e mais de uma vez cheguei a supor que tinha parado. Por fim, cerca das duas da madrugada, ouvi de repente o som suave de um ferrolho que alguém puxava e o ranger de uma chave. Um momento depois, a porta de serviço abriu-se e, na entrada, distingui à luz da Lua o Sr. Joseph Harrison.

- Joseph?! - exclamou Phelps.

- Estava em cabelo, mas levava uma manta preta, atirada sobre os ombros, de modo que pudesse ocultar rapidamente o rosto em caso de alarme. Quando chegou à janela da sala onde você tem dormido, meteu uma faca de lâmina comprida pelos interstícios dos caixilhos e puxou o trinco para trás. Abriu a vidraça e, colocando a faca na fenda da persiana, levantou o fecho. Do meu esconderijo, eu tinha uma visão completa do interior do quarto e de cada um dos seus movimentos. Harrison acendeu duas velas que estavam na mísula da lareira e começou a afastar o canto do tapete do lado da porta. Depois, baixou-se e retirou um pedaço quadrado de tábua, semelhante aos que usam para os canalizadores chegarem às juntas dos tubos de gás. Esta tampa cobria, de facto, uma junta em «T» que liga o cano da cozinha, em baixo. Então o nosso homem tirou um pequeno rolo de papel, tornou a colocar a tábua no seu lugar e arranjou o tapete. Depois, apagou as velas e encaminhou-se directamente para os meus braços, porque eu ficara, entretanto, à espera dele, do lado de fora da janela.

Foi então que percebi que ele é muito mais violento do que eu pensava. Lançou-se sobre mim com a faca, de tal maneira que me vi obrigado a prostrá-lo duas vezes na relva para o dominar.

<< Página Anterior

pág. 247 (Capítulo 10)

Página Seguinte >>

Capa do livro As memórias de Sherlock Holmes
Páginas: 274
Página atual: 247

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
O Estrela de Prata 1
A Face Amarela 33
O Escriturário da Corretagem 54
A Tragédia do Glória Scott 75
O Ritual de Musgrave 99
O Enigma de Reigate 122
O Corcunda 145
O Paciente Internado 167
O Intérprete Grego 190
O Tratado Naval 212
O Problema Final 252