Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 11: O Problema Final

Página 253
Apenas me procurava de tempos a tempos, quando queria a minha companhia nas suas investigações. Mas essas ocasiões tornaram-se cada vez mais raras; no ano de 1890 há apenas três casos de que conservo registo. Durante o Inverno desse ano e o começo da Primavera de 1891 tive, pelos jornais, conhecimento de que o governo francês havia solicitado os serviços do meu amigo num caso de extrema importância. Recebi então dois postais de Holmes, datados de Narbonne e de Nimes, pelos quais conclui que a sua permanência em França deveria prolongar-se,

Foi, portanto, com grande surpresa que o vi entrar no meu consultório, na noite de 24 de Abril. Chocou-me sobretudo o seu aspecto mais pálido e mais magro do que o habitual.

- Sim, tenho-me esforçado de mais - observou, mais em resposta ao meu olhar do que às minhas palavras. - Tenho-me sentido atrapalhado ultimamente. Importa-se que eu corra as portadas?

A única luz da sala provinha do candeeiro sobre a mesa a que eu estivera lendo. Holmes dirigiu-se para a janela, fechou a portada e colocou-lhe o ferrolho como segurança.

- Está com receio de alguma coisa? - perguntei.

- Estou.

- De quê?

- De espingardas de ar comprimido.

- Meu caro Holmes, que quer você dizer com isso?

- Creio que me conhece o suficiente, Watson, para saber que não sou, de modo algum, um homem nervoso; mas também sei que não é coragem, mas estupidez, recusarmo-nos a reconhecer o perigo iminente. Posso pedir-lhe um fósforo?»

Inspirou profundamente o fumo do cigarro, como se este tivesse uma influência calmante.

- Devo desculpar-me por vir visitá-lo tão tarde, - continuou - e ainda por lhe pedir que deixe, por momentos, de ser convencional e permita que eu saia daqui escalando o muro das traseiras.

<< Página Anterior

pág. 253 (Capítulo 11)

Página Seguinte >>

Capa do livro As memórias de Sherlock Holmes
Páginas: 274
Página atual: 253

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
O Estrela de Prata 1
A Face Amarela 33
O Escriturário da Corretagem 54
A Tragédia do Glória Scott 75
O Ritual de Musgrave 99
O Enigma de Reigate 122
O Corcunda 145
O Paciente Internado 167
O Intérprete Grego 190
O Tratado Naval 212
O Problema Final 252