Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 2: A Face Amarela

Página 35
O dono é obviamente um homem possante, canhoto, com uma excelente dentadura, descuidado nos seus hábitos e sem ter que se preocupar em poupar dinheiro

O meu amigo atirou essa informação de uma forma muito improvisada, mas reparei que levantou o seu olhar para verificar se eu tinha seguido o seu raciocínio.

- Você pensa que um homem deve estar bem na vida se utiliza um cachimbo de sete shilling, - disse eu.

- Esta é uma mistura Grosvenor, de oito pence por onça – respondeu Holmes, batendo com o dedo na palma da mão. – Como ele poderia obter um excelente tabaco por metade do preço é óbvio que não precisa de poupar dinheiro.

- E os outros pontos?

- Ele tem o hábito de acender o cachimbo em lamparinas e bicos de gás. Pode verificar que está bastante carbonizado em um dos lados. Um fósforo não faria isto. Mas não é possível acender o cachimbo numa lamparina sem chamuscar um dos lados. E só esta chamuscado no lado direito. Daí deduzi que o homem é canhoto. Você, que segura o seu cachimbo com a mão direita, se o for a acender na chama de uma lamparina, ou de um bico de gás, irá encostar o lado esquerdo do cachimbo à chama. Poderá eventualmente fazer algumas vezes ao contrário, mas não a maior parte das vezes. O canhoto faz precisamente o contrário. Depois temos o âmbar trincado. É necessário um homem robusto e com uma dentadura saudável para fazer isso. Mas, se não me engano, estou a ouvi-lo subir as escadas, e então teremos algo mais interessante para estudar do que o seu cachimbo.

Um instante mais tarde a nossa porta abriu, e um homem alto e jovem entrou na sala. Estava bem vestido, embora de forma discreta, usando um fato cinza-escuro e segurava na mão um chapéu castanho do tipo paramilitar (wide-awake).

<< Página Anterior

pág. 35 (Capítulo 2)

Página Seguinte >>

Capa do livro As memórias de Sherlock Holmes
Páginas: 274
Página atual: 35

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
O Estrela de Prata 1
A Face Amarela 33
O Escriturário da Corretagem 54
A Tragédia do Glória Scott 75
O Ritual de Musgrave 99
O Enigma de Reigate 122
O Corcunda 145
O Paciente Internado 167
O Intérprete Grego 190
O Tratado Naval 212
O Problema Final 252