O Mundo Perdido - Cap. 17: Capítulo 17 Pág. 272 / 286

Mas depressa se tornou evidente que o curso dos acontecimentos não seria tão simples. No decorrer da sessão, tinham-se manifestado de vez em quando sintomas muito nítidos de oposição e o Doutor James Illingworth, de Edimburgo, pôs-se de pé no meio da sala. O Doutor IIlingworth perguntou se não podia ser levantada uma objecção antes do voto da resolução."

«O Presidente: - Sim, senhor, para o caso de ser apenas apresentada uma. »

«O Douror Illingworth: - Vossa Graça, apresento uma objecção.»

«O Presidente: - Nesse caso, estudámo-la de seguida.»

«O Professor Summerlee, pondo-se de pé com um salto: Poderei indicar, Vossa Graça, que este homem é meu inimigo pessoal desde a nossa controvérsia no Diário da Ciência acerca da verdadeira natureza de Batibius?»

«O Presidente: - Temo não poder fazer entrar em linha de conta assuntos pessoais. Prossiga.»

«O Doutor Illingworth só imperfeitamente foi ouvido ao princípio porque enfrentou a vigorosa oposição que reunia todos os amigos dos exploradores. Alguns queriam até mandá-lo descer da tribuna. Mas, por ser extremamente robusto e dotado de uma voz tonitruante, dominou o tumulto e levou até ao fim o discurso. A partir do momento em que se levantou, tornou-se claro que possuía na sala amigos e simpatizantes, embora em minoria. A atitude da maioria da assistência poderia resumir-se assim: uma neutralidade vigilante…»

«O Doutor Illingworth começou as suas observações com uma homenagem elevada à obra científica realizada pelos Professores Challenger e Summerlee.





Os capítulos deste livro