Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
Navegar

Capítulo 2: Capítulo 2

Página 2

Mr. Hungerton, o pai dela, não tinha rival na terra em questões de falta de tacto. Imaginem uma catatua penugenta, plumosa, suja, claro que amável, mas que centralizara o mundo na sua pessoa estúpida. Se algo me pudesse afastar de Gladys, teria sido a perspectiva de um tal sogro. Três dias por semana deslocava-me aos Chesnuts, e ele acreditava do fundo do coração que eu lá ia apenas atraído pelo prazer do seu convívio, sobretudo para ouvi-lo discorrer sobre o bimetalismo; abordava este assunto com uma autoridade crescente.

Uma noite, eu ouvia há mais de uma hora a sua tagarelice monótona: a má moeda que afasta a boa, o valor simbólico do dinheiro, a depreciação da rupia, a que ele chamava a verdadeira taxa de câmbios, tudo ali era citado.

- Suponha - exclamou de súbito com uma veemência contida - que surge de toda a parte o pedido simultâneo do pagamento de todas as dívidas e que é exigido o reembolso imediato. Perante a nossa situação presente, o que sucederia?

Tive a infelicidade de responder-lhe com uma verdade evidente, a saber: que ficaríamos arruinados. Ao ouvir isto deu um salto na poltrona e censurou a minha perpétua ligeireza que, disse ele, «tornava impossível qualquer discussão séria». Atirando com a porta, abandonou a sala; aliás tinha de ir vestir-se para uma reunião maçónica.

Encontrei-me, por fim, sozinho com Gladys. Tinha chegado o momento fatal! Durante todo aquele serão eu enfrentara os sentimentos alternados de esperança e de horror do soldado que aguarda o sinal para o ataque.

<< Página Anterior

pág. 2 (Capítulo 2)

Página Seguinte >>

anúncio
Capa do livro O Mundo Perdido
Páginas: 286
Página atual: 2

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Capítulo 1 1
Capítulo 2 2
Capítulo 3 11
Capítulo 4 21
Capítulo 5 31
Capítulo 6 53
Capítulo 7 70
Capítulo 8 83
Capítulo 9 96
Capítulo 10 113
Capítulo 11 142
Capítulo 12 161
Capítulo 13 182
Capítulo 14 202
Capítulo 15 222
Capítulo 16 242
Capítulo 17 264
Links Relacionados
 
Artigos: Porque lemos literatura | O Ensaio na literatura | O primeiro texto da língua portuguesa 
© 2010 Ciberforma Informática. Todos os direitos reservados. Contacto | Política de privacidade | Mapa do Site