Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 7: Capítulo 7 – A Solução

Página 73
Não assuma esse ar impaciente, pois asseguro-lhe que mesmo uma descrição tão simples como esta consegue despertar no leitor uma espécie de imagem viva do passado. Permita-me que lhe leia um trecho.

«Construída no quinto ano do reinado de Jaime I e surgida dos alicerces de um edifício muito mais antigo, a Mansão de Birlstone oferece um dos mais belos exemplos que ainda restam de residência fortificada da era jacobita...»

- Está a brincar connosco, Mr. Holmes!

- Calma, Mac! É o primeiro sinal de cólera que noto em si. Pois bem, não continuarei a ler palavra por palavra, já que isto o aborrece. Entretanto, quando lhe disser que há um relato da tomada do lugar por um coronel, enviado pelo Parlamento, em 1644; de como Carlos II aí se ocultou, por diversos dias, durante a Guerra Civil e, finalmente, da visita que ali fez Jorge II, terá de admitir que nessa venerável mansão se desenrolaram factos dignos de nota.

- Não duvido, Mr. Holmes; mas esses factos não nos interessam.

- Julga isso? Uma das coisas essenciais na nossa profissão, meu caro Mac, é uma ampla visão do problema. O entrelaçamento de ideias e uma boa bagagem de conhecimentos múltiplos oferecem sempre extraordinário interesse. Você vai desculpar estas observações da parte de quem, sendo mero diletante do crime é, contudo, um pouco mais velho e talvez um pouco mais experiente.

- Sou o primeiro a reconhecê-lo - exclamou o polícia. - O senhor alcança sempre os seus objectivos, mas faz sempre um rodeio dos diabos.

- Bem, deixemos a história antiga e passemos aos factos actuais. Como já disse, estive ontem à noite na mansão. Não me avistei com Mr. Barker, nem com Mrs. Douglas. Pareceu-me inútil incomodá-los, mas tive o prazer de saber que esta última não se mostrava pesarosa, e que, pelo contrário, tinha jantado com excelente apetite.

<< Página Anterior

pág. 73 (Capítulo 7)

Página Seguinte >>

Capa do livro O Vale do Terror
Páginas: 172
Página atual: 73

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
PRIMEIRA PARTE - A TRAGÉDIA DE BIRLSTONE - Capítulo 1 – O Aviso 1
Capítulo 2 – Sherlock Holmes Discorre 11
Capítulo 3 – A Tragédia de Birlstone 20
Capítulo 4 – A Treva 31
Capítulo 5 – A Personagem do Drama 43
Capítulo 6 – Uma Réstia de Luz 56
Capítulo 7 – A Solução 71
SEGUNDA PARTE - OS VINGADORES - Capítulo 1 – O Homem 88
Capítulo 2 – O Grão-Mestre 95
Capítulo 3 – Loja 341, Vale Vermissa 109
Capítulo 4 – O Vale do Terror 127
Capítulo 5 – O Inverno Negro 139
Capítulo 6 – Perigo 149
Capítulo 7 – Birdy Edwards Cai na Armadilha 160
Epílogo 170