Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 13: 6 - Uma Continuação das Memórias do Dr. John Watson

Página 116
«Vou ensinar-te o que custa ofenderes uma rapariga honesta!» Estava tão zangado que creio que teria açoitado Drebber com a moca, só que o cachorro afastou-se, descendo a rua o mais depressa que as pernas lhe permitiam. Correu até à esquina e ao ver o meu cabriolé, chamou-me e entrou de um salto. «Leve-me ao Halliday's Private Hotel», disse ele.

»Quando já o tinha dentro do cabriolé, o meu coração tanto saltou de alegria que receei que naquele instante o meu aneurisma piorasse. Fui devagar, meditando no que devia fazer. Podia levá-lo para o campo, e lá, num caminho deserto, teria a minha última entrevista com ele. Tinha quase decidido isto quando ele me resolveu o problema. A paixão pela bebida voltara a apoderar-se dele, e mandou-me parar à porta de um bar. Entrou, deixando recado para eu esperar. Ficou lá até à hora de fechar e, quando saiu, estava tão embriagado que compreendi que tinha o jogo nas mãos.

»Não pensem que tencionava matá-lo a sangue-frio.

Teria sido apenas justiça rígida se o tivesse feito, mas era incapaz de o fazer. Resolvera há muito tempo que ele deveria ter uma oportunidade para salvar a vida, se escolhesse tirar partido dela. Entre os muitos empregos que tive na América durante a minha vida errante, uma vez fui porteiro e varre dor no laboratório da Universidade de York. Um dia o professor estava a dar uma aula sobre venenos e mostrava aos alunos um alcalóide qualquer, como ele lhe chamou, que extraíra de um veneno de umas setas sul-americanas e que era tão forte que um grânulo muito pequeno significava morte imediata. Descobri o frasco onde guardavam esta preparação e quando todos tinham saído tirei um pouco. Eu era um farmacêutico bastante bom, e assim transformei esse alcalóide em pequenos comprimidos solúveis e meti cada comprimido numa caixa com um comprimido semelhante feito sem veneno. Nessa altura resolvi que assim que tivesse uma oportunidade os homens deveriam tirar um destas caixas, enquanto eu engolia o comprimido que ficasse na caixa.

<< Página Anterior

pág. 116 (Capítulo 13)

Página Seguinte >>

Capa do livro Um Estudo em Escarlate
Páginas: 127
Página atual: 116

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Primeira Parte: 1 - O Sr. Sherlock Holmes 1
2 - A Ciência da Dedução 10
3 - O Mistério de Lauriston Gardens 21
4 - O que John Rance Tinha para Contar 32
5 - O Nosso Anúncio Traz um Visitante 39
6 - Tobias Gregson Mostra o que Sabe Fazer 46
7 - Luz na Escuridão 55
Segunda Parte: 1 - Na Imensa Planície de Alcali 65
2 - A Flor de Utá 76
3 - John Ferrier Fala com o Profeta 84
4 - Uma Fuga para Salvar a Própria Vida 90
5 - Os Anjos Vingadores 100
6 - Uma Continuação das Memórias do Dr. John Watson 110
7 - A Conclusão 122