Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 
Navegar

Capítulo 1: Primeira Parte: 1 - O Sr. Sherlock Holmes

Página 2


1
O SR. SHERLOCK HOLMES

No ano de 1878 licenciei-me em Medicina pela Universidade de Londres e segui para Netley com o objectivo de participar no curso imposto aos cirurgiões do exército. Tendo completado aí os meus estudos, fui nomeado nessa altura como cirurgião assistente para a 5ª Divisão de Fuzileiros de Northumberland. O regimento encontrava-se então estacionado na Índia, e antes que eu me pudesse juntar a ele, rebentou a segunda guerra afegã. Ao desembarcar em Bombaim, tive conhecimento de que a minha companhia avançara através dos desfiladeiros e já estava embrenhada em pleno território inimigo. Todavia, segui com outros oficiais que se encontravam na mesma situação, e conseguimos chegar a salvo a Candahar, onde encontrei o meu regimento e, de pronto, comecei a desempenhar as minhas novas funções.

A campanha trouxe honrarias e promoções a muitos, mas para mim foi só infortúnio e infelicidade. Fui afastado da minha brigada e transferido para os Berkshires, onde servi na funesta batalha de Maiwand. Aí fui atingido no ombro por uma bala Jezail, que despedaçou o osso e roçou na artéria subclávia. Teria caído nas mãos dos Ghazis sanguinários se não tivesse sido a dedicação e a coragem evidenciadas por Murray, o meu ordenança, que me pôs num cavalo de carga e me conseguiu levar a salvo até às linhas britânicas.

Consumido pelas dores e fraco, devido às tribulações prolongadas por que passara, fui evacuado com uma enorme caravana de feridos para o hospital militar em Peshawar. Aí me restabeleci, e já fizera tais progressos que conseguia caminhar pelas enfermarias e até estender-me ao sol, por pouco tempo, na varanda, quando fui acometido por uma febre entérica, aquela praga das nossas possessões na Índia. Estive entre a vida e a morte durante meses, e quando finalmente vim a mim e fiquei convalescente, estava tão debilitado e emaciado que uma junta médica determinou que eu deveria ser enviado sem demora para Inglaterra.

<< Página Anterior

pág. 2 (Capítulo 1)

Página Seguinte >>

anúncio
Capa do livro Um Estudo em Escarlate
Páginas: 127
Página atual: 2

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Primeira Parte: 1 - O Sr. Sherlock Holmes 1
2 - A Ciência da Dedução 10
3 - O Mistério de Lauriston Gardens 21
4 - O que John Rance Tinha para Contar 32
5 - O Nosso Anúncio Traz um Visitante 39
6 - Tobias Gregson Mostra o que Sabe Fazer 46
7 - Luz na Escuridão 55
Segunda Parte: 1 - Na Imensa Planície de Alcali 65
2 - A Flor de Utá 76
3 - John Ferrier Fala com o Profeta 84
4 - Uma Fuga para Salvar a Própria Vida 90
5 - Os Anjos Vingadores 100
6 - Uma Continuação das Memórias do Dr. John Watson 110
7 - A Conclusão 122
Links Relacionados
 
Artigos: Porque lemos literatura | O Ensaio na literatura | O primeiro texto da língua portuguesa 
© 2010 Ciberforma Informática. Todos os direitos reservados. Contacto | Política de privacidade | Mapa do Site