Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 1: Primeira Parte: 1 - O Sr. Sherlock Holmes

Página 3
Por isso, fui evacuado no barco Orontes e desembarcado um mês depois no cais de Portsmouth, com a saúde irremediavelmente arruinada, mas com autorização de um governo paternal para passar os nove meses seguintes a tentar recuperá-la.

Não tinha amigos nem parentes em Inglaterra, por isso, era livre como o ar - ou tão livre quanto um rendimento de onze xelins e meio por dia o permite a um homem. Em tais circunstâncias mudei-me, como era de esperar, para Londres, essa enorme fossa para onde são atraídos todos os vadios e ociosos do Império. Aí fiquei algum tempo, num hotel retirado, na Strand, levando uma vida sem conforto e sem sentido, gastando o dinheiro que tinha, esbanjando mais do que devia. A minha situação financeira tornou-se tão alarmante que me apercebi imediatamente de que tinha de sair da capital e passar a viver algures no campo ou teria de alterar por completo o meu modo de vida. Optando pela segunda alternativa, comecei por decidir deixar o hotel e instalar-me num lugar menos pretensioso e menos dispendioso.

Precisamente no dia em que cheguei a esta conclusão, estava no Bar Criterion, quando alguém me bateu no ombro; ao virar-me, reconheci o jovem Stamford, que fora meu assistente no Barts. A visão de um rosto amigo na imensidão de Londres é de facto uma coisa agradável para um homem solitário. Nos velhos tempos, Stamford nunca fora um dos meus íntimos, mas naquele momento saudei-o com entusiasmo, e ele, por sua vez, parecia encantado por me encontrar. Na exuberância da minha alegria, convidei-o para almoçar comigo no Holborn, e partimos os dois num cabriolé.

- Watson, que foi que lhe aconteceu? - perguntou ele, visivelmente surpreendido, enquanto atravessávamos rapidamente as ruas movimentadas de Londres. - Está magro como um pau e castanho como uma noz.

Fiz-lhe um breve resumo das minhas aventuras e maio terminara quando chegámos ao destino.

- Pobre diabo! - disse ele com pesar, depois de ouvir as minhas desventuras. - O que é que anda a fazer agora?

<< Página Anterior

pág. 3 (Capítulo 1)

Página Seguinte >>

Capa do livro Um Estudo em Escarlate
Páginas: 127
Página atual: 3

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Primeira Parte: 1 - O Sr. Sherlock Holmes 1
2 - A Ciência da Dedução 10
3 - O Mistério de Lauriston Gardens 21
4 - O que John Rance Tinha para Contar 32
5 - O Nosso Anúncio Traz um Visitante 39
6 - Tobias Gregson Mostra o que Sabe Fazer 46
7 - Luz na Escuridão 55
Segunda Parte: 1 - Na Imensa Planície de Alcali 65
2 - A Flor de Utá 76
3 - John Ferrier Fala com o Profeta 84
4 - Uma Fuga para Salvar a Própria Vida 90
5 - Os Anjos Vingadores 100
6 - Uma Continuação das Memórias do Dr. John Watson 110
7 - A Conclusão 122