Procurar livros:
    Procurar
Procurar livro na nossa biblioteca
 
 
Procurar autor
   
Procura por autor
 
marcador
  • Sem marcador definido
Marcador
 
 
 

Capítulo 1: Primeira Parte: 1 - O Sr. Sherlock Holmes

Página 8
Depois foi o Mason de Brandford, e o conhecido Muller, e o Lefevre de Montpellier, e o Samson de Nova Orleães. Podia referir muitos casos em que ele teria sido decisivo.

- Você parece um calendário ambulante do crime - disse Stamford com uma gargalhada. - Podia criar um jornal sobre esse método. Dê-lhe o nome de «Notícias da Polícia do Passado».

- Também podia ser uma leitura muito interessante - comentou Sherlock Holmes, colando um pedaço de emplastro na picada do dedo. - Tenho de ter cuidado - prosseguiu ele, virando-se para mim a sorrir -, já que lido muito com venenos. - Estendeu a mão quando falou, e notei que estava sarapintada com pedaços de emplastro idêntico e descolorada por ácidos fortes.

- Viemos aqui para tratar de um assunto - disse Stamford, sentando-se num banco alto com três pernas e puxando outro na minha direcção com o seu pé. - Aqui o meu amigo quer instalar-se em aposentos alugados; como se andava a queixar que não conseguia arranjar ninguém que partilhasse consigo as despesas, pensei que seria melhor apresentá-los.

Sherlock Holmes pareceu contente com a ideia de partilhar os aposentos comigo.

- Estou de olho num apartamento na Baker Street disse ele - que nos serviria perfeitamente. O cheiro do tabaco forte não o incomoda, espero?

- Eu mesmo fumo sempre tabaco forte - respondi.

- Isso é bastante bom. Geralmente tenho produtos químicos por toda a parte e de vez em quando faço experiências. Isso incomodá-lo-ia?

- De modo nenhum.

- Vejamos... quais são os meus outros defeitos. Às vezes fico deprimido e não abro a boca durante dias. Não deve pensar que estou aborrecido quando fizer isso. Deixe-me só, e logo ficarei bem. Agora, que tem a confessar? Também é bom que duas pessoas conheçam os defeitos uma da outra antes de começarem a viver juntas.

Ri-me deste interrogatório.

- Sou pacífico - disse eu -, não gosto de algazarras porque tenho os nervos abalados; não tenho hora para me levantar e sou muito preguiçoso. Tenho outros tantos vícios quando estou bem, mas presentemente estes são os principais.

<< Página Anterior

pág. 8 (Capítulo 1)

Página Seguinte >>

Capa do livro Um Estudo em Escarlate
Páginas: 127
Página atual: 8

 
   
 
   
Os capítulos deste livro:
Primeira Parte: 1 - O Sr. Sherlock Holmes 1
2 - A Ciência da Dedução 10
3 - O Mistério de Lauriston Gardens 21
4 - O que John Rance Tinha para Contar 32
5 - O Nosso Anúncio Traz um Visitante 39
6 - Tobias Gregson Mostra o que Sabe Fazer 46
7 - Luz na Escuridão 55
Segunda Parte: 1 - Na Imensa Planície de Alcali 65
2 - A Flor de Utá 76
3 - John Ferrier Fala com o Profeta 84
4 - Uma Fuga para Salvar a Própria Vida 90
5 - Os Anjos Vingadores 100
6 - Uma Continuação das Memórias do Dr. John Watson 110
7 - A Conclusão 122